Aparelho promete deixar casas mais inteligentes

Ativado por sensores de movimento, aparelho deixa aparelhos smart mais conectados. (Foto: Reprodução)
Ativado por sensores de movimento, aparelho deixa aparelhos smart mais conectados. (Foto: Reprodução)

Já pensou em controlar parte dos aparelhos eletrônicos da sua casa, usando apenas alguns gestos? Com o Bixi, essa coisa futurista que geralmente aparece em filmes, ao melhor estilo Minority Report, pode ser um passo para a realidade.

O aparelho é capaz de reconhecer comandos por gestos, transmitindo os sinais para um smartphone (disponível, por enquanto, apenas para Android e IOS), que reenvia para os outros aparelhos smart da casa. A princípio, oito tipos de comandos já vêm pré-instalados. O preço do Bixi, nos Estados Unidos, gira em torno de quinze dólares, no Brasil, na faixa dos R$215 sem impostos. Ele, por enquanto, está sendo comercializado apenas para importação, com previsão de entrega para março do próximo ano.

O novo gadget tem 67cm x 59cm e pesa apenas 30 gramas. É revestido de silicone, tem telas em Gorilla Glass, resistente a arranhões e outros impactos e tem sensores ópticos extremamente sensíveis, facilitando o reconhecimento dos comandos por gestos e luzes de LED. A conexão é feita através de Bluetooth 4.1, com duração da bateria de até dois meses. Com ele, o usuário pode interagir, por exemplo, com Smart TVs, câmeras GoPro, notebooks, aparelhos de música, lâmpadas inteligentes e etc. Todos os gestos são definidos no aplicativo do aparelho, que detecta movimentos em ângulo de 35º a até 25 cm de distância.