Saúde de RP é destaque em mídia nacional

Foto: DiárioRP
Problemas no Hospital e Maternidade São Lucas ganharam destaque. (Foto: DiárioRP)

Os problemas na saúde de Ribeirão Pires deixaram de ganhar destaque apenas na mídia local. A falta de equipamentos no Hospital e Maternidade São Lucas, que foi denunciado pelo DiárioRP na semana passada, agora, ganhou destaque, mais uma vez, na Rede Globo.

Um produtor da emissora veio até a cidade e constatou os problemas. Falta de equipamentos e médicos, máquina de raio-x inoperantes, alas sem atendimento e problemas com acessibilidade.

Uma mulher grávida ainda relatou o problema com a falta de médicos.

“É sempre a mesma coisa, né? A gente vem quanto tem médico. Quando não tem a gente volta pra casa no mesmo instante.”

– Relatou a gestante. Que ainda contou que nem sempre os exames necessários são realizados no hospital.

“Eles não fazem ultrassom, não fazem exame nenhum. Simplesmente faz exame de toque, vê se tá dilatando ou não tá.”

– Alertou.

O Ministério Público havia determinado que a Prefeitura colocasse novamente os equipamentos que foram retirados da unidade hospitalar, ainda impôs multa ao Executivo para cada dia que o local ficasse sem as ferramentas necessárias para realizar o atendimento. O órgão fiscalizador ainda havia determinado que a Santa Casa de Ribeirão Pires e o Paço Municipal colocassem à disposição o número suficientes de plantonistas, tanto no Hospital São Lucas como na UPA, algo que, mesmo após a decisão, não foi cumprido.

Ao final, o apresentador da Rede Globo ainda satirizou a resposta do Executivo.

“A resposta da Prefeitura de Ribeirão Pires disse que os problemas encontrados, pela produção do jornal, no Hospital e Maternidade São Lucas, foram provisórios. Essa é nova aqui pra gente. Em três anos com tudo anormal, problemas provisórios. E disse que os aparelhos começaram a ser repostos na tarde de ontem (25).  A administração prometeu normalizar a situação e instalar os equipamentos que foram comprados para a nova ala do Hospital até esta quarta-feira (26).”

– Falou Rodrigo Bocardi.