Depois que rumores sobre o fechamento da UPA Santa Luzia circularam pela internet, o DiárioRP entrou em contato com a Administração Municipal para saber se os boatos poderiam se concretizar. Por e-mail, a Secretaria de Comunicação descartou a possibilidade das portas da Unidade de Pronto Atendimento serem fechadas.
“A informação que vocês leram não procede, assim como as informações que vocês acompanharão de hoje em diante não serão verdadeiras. As postagens no Grupo Pensar Ribeirão Pires não são verídicas”.
– Informou a Secretaria de Comunicação.
No entanto, alguns munícipes relataram que tentaram passar por atendimento no local e foram recusados, sendo encaminhados ao Hospital São Lucas. Um áudio encaminhado a redação do DiárioRP mostra a insatisfação do munícipe na tentativa frustrada de receber atendimento na UPA.
“O negócio está feio aqui na UPA, só tem um médico atendendo e disse que não vai mais, por que não é maquina para atender todo mundo sozinho”.
– Disse o munícipe.
Em contato com a Prefeitura, fomos informados que o fechamento da UPA foi cogitado para “reformas e não por retaliações políticas como alguns andam cogitando”. Outras medidas também seriam tomadas sobre a exoneração de funcionários para equilíbrio das constas da Máquina Pública.
Estas demissões em massa, segundo informações, seriam os motivos do fechamento da Unidade.
Depois de dois dias tentando ligar no atendimento da UPA, conseguimos falar com uma atendente que confirmou a falta de médicos.
“Olha, nós estamos sem médico na UPA. Não sei dizer quando teremos. Acho que seria melhor tentar passar por consulta em Rio Grande da Serra ou em alguma UBS do bairro onde você mora, ou mais próximo”.
– Disse a atendente ao telefone.
Sobre o fechamento da UPA, ela foi bastante enfática sobre o assunto.
“É o que andam dizendo aqui dentro. Parece que vão fechar mesmo a UPA”.
– Confirmou.
Uma funcionária da UPA, enviou ao Whatsapp do DiárioRP, mensagens informando que, durante todo o dia não houve atendimento no local, que havia apenas uma médica. Ela ainda avisou que as portas da unidade hospitalar estão sendo fechadas e que, a partir da próxima segunda-feira (10), o atendimento será feito no Hospital e Maternidade São Lucas.
Uma médica que esteve atendendo na UPA registrou boletim de ocorrência contra o descaso na unidade. Leia aqui.