A contratação de Cristóvão Borges pelo Corinthians, após a saída de Tite, foi um erro. Todos alertaram isso. O treinador precisava de tempo para mostrar trabalho e enfim, demonstrar que era capaz de treinar um time grande. No entanto, não conseguiu provar o valor como treinador.
Óbvio que o desmanche atrapalhou e muito a montagem da equipe, porém, não era possível ver um padrão tático na equipe corintiana. Os treinos fechados não mostravam-se eficazes e a cada jogo, a cada semana livre de treinamentos, o time piorava. O Corinthians não tinha triangulações, as movimentações da equipe eram ruins. As substituições raramente davam certo, quando o mesmo não se omitiu de substituir por medo de perder um jogo, mesmo estando com um homem a mais em campo. A derrota de maneira apática para o Palmeiras e a revolta da torcida, foi o estopim para a demissão do treinador.
Fábio Carille, anunciado logo após o revés no clássico e que é auxiliar técnico do Timão há anos, deve assumir o comando do time até o fim do ano. Uma decisão acertada da direção, que após sucessivos erros, acerta ao não queimar nenhum treinador em meio a um trabalho e trazer alguém para remontar a equipe em 2017. O novo técnico já conhece os jogadores, bem como a filosofia de trabalho adotada pelos últimos técnicos e deve dar ao time algo que Cristóvão não conseguiu, padrão tático.
Contudo, as falhas dos diretores alvinegros não podem ser escondidas. O Presidente Roberto de Andrade não contratou o melhor técnico disponível no mercado quando Tite anunciou a saída do alvinegro para comandar a seleção. Mano Menezes era a escolha óbvia, mas por pura teimosia, o cartola preferiu aposta no novo, o que deu muito errado.
O desmanche para controlar as contas do Corinthians é puramente compreensível, mesmo a torcida não entendo e sempre querendo um time forte. Com as novas leis, o clube paulista tem de andar na linha com as finanças e a saúde financeira do Timão é prioridade no momento, para que o futuro seja mais tranquilo, ainda mais com a conta da Arena para ser paga.