O número de assaltos em Ribeirão Pires cresceu, não por estatísticas, mas pelo testemunho dos munícipes em redes sociais, e analisando também a quantidade de boletins de ocorrências que são registrados todas as semanas e em vários pontos da cidade.
O último assalto à mão armada foi registrado na rua Humberto de Campos, na esquina com a av. Rotary. Um homem foi abordado por dois rapazes em uma moto não identificada de cor vermelha e anunciaram o assalto, dizendo estarem armados. Duvidando da ameaça armada, a vítima resolveu descer do veículo e confrontar os dois bandidos, quando foi baleada no calcanhar esquerdo. No chão, a vítima conseguiu chamar por alguns amigos, sendo socorrido e levado ao Hospital Nardidni, em Mauá.
Apesar da vítima ter dado sua versão dos fatos, os policiais militares que foram designados para conferir o local onde tudo teria acontecido, não encontraram nenhum vestígio do assalto. Próximo, há dois comércios, um posto de combustíveis e uma quitanda. Questionados, os funcionários disseram que não ouviram disparos ou viram qualquer movimentação diferente pela região.