Bairro sofre com desmatamento e queimadas

13618031_611406595685679_2098635543_n

Ribeirão Pires e Suzano podem estar sofrendo com um crime ambiental. É o que denunciam os moradores do bairro Iti Sakai, na divisa entre os municípios. Moradores têm reclamado de possíveis invasões que acontecem no local.

Segundo moradores, noite após noite, a região vem sofrendo com queimadas.

“Onde eu moro, todo dia tem queimadas, que ocorrem há mais de um ano. Toda a noite eles colocam fogo na mata do bairro e vão construindo casas.”

– Disse a denunciante.

A moradora ainda foi além e disse que por ser um bairro mais afastado as pessoas usam isso para praticar irregularidades.

“É vizinho colocando fogo em lixo e em outros materiais. Como o Sakai fica mais para o fundo, as pessoas aproveitam para fazer isso. Somos obrigados a respirar fumaça em todas as noites.”

– Relatou a denunciante.

Ainda de acordo com a denunciante, as construções seriam ilegais.

“Tem um homem que vai derrubando, queimando a mata e construindo casas que estão em situação irregular. Nós moradores do bairro não aguentamos mais acordar todas as noites e ver fuligem entrando em nossas casas. Eles já arrancaram boa parte da mata para construir. A situação é muito grave.”

– Finalizou.

De acordo com o Artigo 250 do Código Penal Brasileiro, causar incêndio, expondo perigo à vida, à integridade física ou ao patrimônio de outras pessoas é crime. A pena, além de multa, varia entre três meses e seis anos de reclusão. A penalidade pode aumentar em um terço, caso o incêndio seja provocado em casas habitadas ou em construções destinadas a habitação.

Questionadas sobre as queimadas e o desmatamento no bairro, a Prefeitura de Ribeirão Pires informou que o bairro citado não faz parte do município, e sim de Suzano, já a Prefeitura de Suzano, afirmou que o bairro faz parte de Ribeirão Pires.

Recorrente

De acordo com levantamento realizado pela ONG (Organização Não Governamental) SOS Mata Atlântica, em parceria como INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o município de Ribeirão Pires foi a cidade que mais desmatou em todo o Estado de São Paulo entre os anos de 2012 e 2013. Na época, a cidade chegou a desmatar 21 hectares de mata atlântica nativa, o que equivale a cerca de 21 campos de futebol. Na época a prefeitura da cidade culpou a SP-MAR pelo desmatamento, por conta da construção do Rodoanel, mas se calou quando foi questionada por possíveis soluções ambientais para o problema.

Desdobramentos

Após a publicação da reportagem, a Prefeitura de Suzano procurou pela reportagem o DiárioRP para esclarecer alguns pontos. O Executivo esclareceu que existe uma rua que leva o mesmo nome do bairro ribeirão-pirense e informou que a via é uma área de proteção permanente ambiental, no entanto,  foi constatada uma abertura ilegal de via no local e que a Secretaria de Habitação da cidade já foi notificada para verificar o loteamento irregular.