Prefeito de Rio Grande da Serra e pré-candidato a reeleição nas eleições deste ano pelo PSDB, Gabriel Maranhão, é o preferido entre os seus possíveis adversários ao paço. Em pesquisa realizada entre os dias 24 e 25 de junho de 2016 pelo Instituto Perfil Pesquisas de Opinião Pública, o atual prefeito lidera em todos os cenários. apresentados, inclusive na espontânea.

Ao todo, 488 pessoas foram entrevistadas e a metodologia consiste na aplicação de amostragem representativa da população de Rio Grande da Serra. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.

A pesquisa foi contratada pela empresa Data News Brasil e registrada no Tribunal Eleitoral sob nº SP-01536/2016.

Além dos possíveis cenários para as eleições, os entrevistados também foram questionados sobre a aceitação do atual governo, e também em quem não votariam de jeito nenhum.

Pesquisa Espontânea

Pesquisa Espontânea

Nas Respostas espontâneas, Maranhão é o mais lembrado pelos entrevistados. Liderando com 15,6%, seguido por Claudinho da Geladeira com 4,1%, Cleson, 3,3% e Guerra, com 2,5%. Outros nomes somam 2,5%. 72,1% dos pesquisados não souberam opinar.

Cenário 1

Cenário 1

Na pesquisa estimulada, Maranhão também lidera entre os outros possíveis adversários. No primeiro cenário, ele tem 27,9% das intenções de voto, seguido por Claudinho de Geladeira, em segundo lugar com 21,3%, Cleson ocupa a terceira posição com 11,5% e Edvaldo Guerra empata com Danilo Sedan, ambos com 4,1 pontos percentuais. 31% dos entrevistados não souberam responder.

Cenário 2

Cenário 2

No segundo cenário, se a disputa fosse apenas entre Maranhão, Claudinho e Guerra, Maranhão também sairia vitorioso com 36% das intenções de voto. Em segundo lugar ficou Claudinho, com 27,9% e Guerra, 5,7%. 30,3% dos entrevistados não souberam responder.

Cenário 3

Cenário 3

No Cenário três também daria Gabriel Maranhão como vencedor. Neste cenário, apenas aparecem o atual prefeito e o Petista. Maranhão ganha de Claudinho com mais de 10 pontos de diferença. Neste cenário, Maranhão sairia vencedor com 34,4% das intenções de voto, Claudinho tem 27,1%. 38,5% não souberam responder.

Cenário 4

Cenário 4

No quarto e último cenário, apenas aparecem os nomes de Gabriel Maranhão e Edvaldo Guerra. Neste cenário, Maranhão lidera com 35,2% dos votos, Guerra tem 13,1 pontos percentuais. 51,6 não souberam responder.

Rejeição

Rejeição

A empresa de pesquisas também questionou os entrevistados sobre em quem não votariam. Desses, 30,3% disseram que não votariam em Claudinho da Geladeira, liderando o índice de rejeição, Gabriel Maranhão aparece em segundo lugar com 22,1%, seguido por Edvaldo Guerra com 13,1%, Danilo Sedan com 10,7 e Cleson 4,9%. 37,7% dos entrevistados não souberam responder.

Votariam no atual Prefeito

Votos

As pessoas também foram questionadas se votariam novamente em Gabriel Maranhão no caso do atual prefeito se candidatar à reeleição. 52,5% dos entrevistados responderam que sim, 33,6% que não e 13,9% estão em dúvida e responderam dependeria.

Avaliação da atual gestão

Avaliação

Quando questionadas sobre a atuação da gestão do atual prefeito, 45,1% responderam que a gestão é boa ou ótima, 19,7% acham regular e 35% ruim ou péssima. Nenhuma das pessoas ouvidas deixou de responder ou disse não saber opinar.