A NBA perdeu mais uma lenda

Banner Ricardo

Há pouco tempo, falei sobre Kobe Bryant, que depois de 20 anos dava adeus ao basquete. Vi o “Black Mamba” jogar durante 12 anos e é o meu maior ídolo na NBA. Entretanto, vi outros monstros sagrados do esporte durante bons anos da minha vida e mais uma destas lendas decidiu dar adeus às quadras.

Tim Duncan, talvez, foi o maior ala-pivô de todos os tempos. Um jogador calmo, que não chamava atenção. Não tinha um porte físico como outros grandalhões da Liga, parecia um atleta comum. Talvez todos estes contras tornem o “Big Fundamental” ainda maior. O eterno camisa 21 do San Antonio Spurs, além de um nível mental acima da média, era aquele jogador que fazia o arroz com feijão como ninguém. Sabia pontuar longe e embaixo da cesta, exímio reboteiro, excelente defensor. Resumindo, ele fazia tudo e muito bem. Exemplo de atleta dentro e fora das quadras. Nunca se envolveu em grandes polêmicas dentro e fora das quadras.

Os Spurs, antes de Duncan, eram uma franquia pequena, uma das piores da NBA. Hoje, são respeitados. Tim levou o time à cinco conquistas, sendo fundamental em todas elas. Desde que ele começou a atuar na Liga, a equipe do Texas jamais perdeu os Playoffs, e em boa parte, entre os favoritos ao título.

Duncan faturou por três vezes o prêmio de melhor jogador das finais e por duas o prêmio de melhor jogador da NBA. E infelizmente, mais uma lenda deixou a NBA.