Na última semana, a Delegacia de Polícia de Ribeirão Pires registrou ao menos três ocorrências de assalto às escolas da rede pública, na cidade. Em todos os casos os suspeitos não foram identificados por falta de fiscalização do local.
O caso mais recente aconteceu na madrugada de quinta-feira (7), na Escola Municipal Yoshihiko Narita, na Santa Luzia, onde os criminosos levaram aparelhos eletrônicos e merenda escolar. A responsável contou que chegou ao local pela manhã e encontrou as portas danificadas. Os criminosos teriam entrado no meio da noite e levado os objetos.
Na quarta-feira (6), foi a vez da Escola Estadual Santinho Carnavale, no Jd. São Francisco, onde também foram levados produtos da merenda e um computador. Fato semelhante ao primeiro, por não haver monitoramento interno.
É o terceiro relato consecutivo só na primeira quinzena do mês de julho. No dia 1º, a Escola Municipal Olívia Marques Petrilli, no bairro Roncon sofreu vandalismo de criminosos e foram levados diversos objetos, junto às chaves da instituição, localizadas na sala da diretoria.
Um membro da PM que prefere não se identificar, conta que fatos como estes geralmente são protagonizados por pessoas da própria comunidade e até mesmo alunos da escola. Uma das medidas tomadas para evitar ocorrências futuras é o investimento na ronda escolar participativa, que possa fortalecer os laços com os moradores da região e contribua ao fornecimento de informações dos suspeitos. Além da adoção das medidas de segurança pela instituição, com a instalação de câmeras e alarmes nos prédios.