O que um Prefeito deve ser

Sempre utilizei este espaço para fazer críticas, mas também elogios. Como todos sabem, não sou um adorador da má política, mas tenho o compromisso de sempre elogiar quando algo coerente é feito. Em Ribeirão Pires, por exemplo, já critiquei muito a administração atual, mas também já elogiei.

Na última semana, estive na inauguração de um parque em Rio Grande da Serra e fiquei surpreso. Não apenas com a obra, que na minha opinião está linda e me deixou com certa inveja dos moradores da cidade. O Parque conta com ciclovia, playground, quadra poliesportiva e, além de tudo isso, um completo sistema de segurança integrado diretamente com a Polícia Militar da cidade.

Além de ter diversas câmeras por todo o perímetro do parque, o novo “point” da cidade tem um sistema de áudio para que os policiais possam falar do batalhão diretamente com os frequentadores do espaço. Eu adorei a ideia! Isso pode coibir – e muito – qualquer atividade ilícita que esteja em andamento. O policial não vai apenas olhar o que está acontecendo, mas pode intervir instantaneamente em qualquer ato de depredação, por exemplo.

Durante o evento, observei de perto como o prefeito de lá, Gabriel Maranhão, se comporta: Uma outra inveja de Rio Grande da Serra. Ele recebia a todos de braços abertos, até aqueles que queriam fazer alguma crítica para a sua administração. Um exemplo! Durante o evento, ele parecia até uma estrela dos filmes de Hollywood, pois todos queriam um pedacinho, uma foto. Dançou até quadrilha! Algo muito diferente do que acontece em Ribeirão Pires. Aqui, o prefeito da cidade não se mistura com os moradores, trata mal qualquer um que não pense como ele e só quer viver em seu mundinho de faz de contas fingindo que não existem problemas na cidade e que os meros mortais que o elegeram não têm voz, e muito menos podem ter opinião.

Deixo meus mais sinceros parabéns a Gabriel Maranhão, um exemplo de prefeito que realmente não se esquece de onde veio.