
Nós, brasileiros, estamos acostumados com o Futebol. Quando pensamos em alguma variação desse esporte, logo vem à cabeça o Futebol Americano. Se formos um pouco mais além, o Rugby. Mas na Irlanda, está muito enganado quem pensa que apenas o Rugby tem espaço. O Futebol Gaélico, ou Futebol Irlandês, é uma das modalidades mais praticadas pelos irlandeses. O esporte consiste em uma mistura de Futebol, Rugby e Basquete e é disputado em campos gramados com dimensões similares ao tradicional Soccer.
Com 15 atletas para cada lado – sendo um goleiro – os times têm como objetivo marcar pontos que podem ser conquistados de duas maneiras. Uma delas, assim como no Futebol, é marcando gols, que valem três pontos. Outra possibilidade de pontuar é quando o atleta faz a bola passar entre as traves superiores ao gol, similar ao Drop Goal, do Rugby, ou ao Field Goal, do Futebol Americano. Esse segundo tipo rende um ponto ao time.
O placar é sempre colocado no formato ‘gols-pontos’. Ou seja, se a equipe termina o jogo com o marcador em ‘2-13’ quer dizer que ela marcou dois gols e conquistou 13 pontos com bolas que foram acertadas entre os postes, totalizando 19 pontos (2 gols x 3 pontos = 6 + 13 = 19).
Outra grande diferença é que o uso das mãos para conduzir a bola é liberado, desde que o atleta não dê mais de quatro passos sem executar nenhum movimento, como uma quicada, similar ao Basquete, ou até mesmo uma embaixada.
O jogo é disputado em dois tempos de 30 minutos. Empates são decididos em prorrogações de 20 minutos (dois tempos de 10 minutos). O campo mede 130 metros de comprimento por 90 metros de largura, pouco maior do que as medidas de um campo de Futebol, que variam entre 100 a 110 metros de comprimento e 65 a 75 metros de largura em partidas internacionais. São permitidas até cinco alterações em cada uma das equipes por partida, sendo possível levar até 15 suplentes para o banco de reservas.
A autoridade máxima do jogo é o árbitro central, auxiliado por dois bandeirinhas e quatro “umpires”, nome dado aos árbitros de linha de linha de fundo. Cada gol tem dois “umpires”, que levantam a bandeira branca, em caso de um ponto após acertar a bola sobre os travessões, ou a bandeira verde, em caso de gol.
Esse foi um pouco do futebol gaélico. Se você quiser conhecer sobre a casa dos esportes gaélicos, clique aqui para ler sobre o Croke Park Stadium. O vídeo abaixo (em inglês) ilustra um pouco sobre a modalidade.