Ribeirão tem alta no índice de assassinatos

Número de homicídios em RP cresceu em 2016. (Foto: DiárioRP)
Número de homicídios em RP cresceu em 2016. (Foto: DiárioRP)

Na noite de última segunda-feira (27), uma troca de tiros deixou uma pessoa morta, no bairro da Vila Conceição, na cidade de Ribeirão Pires.

Por volta das 22h30, a Polícia Militar foi acionada por conta de um tiroteio que acontecia na Rua Santinho Gianasi, altura do número 100, nas proximidades de uma padaria. Segundo informações de testemunhas, um homem de 27 anos tentou assaltar um comércio da região,e o dono teria reagido ao assalto e atirou contra ele, que andou poucos metros e, pouco tempo depois de ser alvejado, acabou caindo morto. Ainda segundo informações obtidas pela nossa equipe de reportagem, o homem já havia assaltado o comércio outras vezes e o proprietário, ameaçado o jovem. Na última terça, em uma nova tentativa de assalto, o comerciante, com a ajuda de um parente, teria atirado contra os assaltantes, matando um deles, e fugido logo em seguida.

Este pode ter sido o sétimo homicídio em Ribeirão Pires somente neste ano, fazendo com que os seis primeiros meses tenham sido muito mais violentos, se comparados aos 12 meses do ano passado. Outra característica bastante comum entre as mortes, é que quase todas elas pareceram ter sido execuções.

Outros casos

Estes sete homicídios aconteceram no curto espaço de tempo de apenas sete meses, o que quebra o recorde do ano passado, que teve apenas cinco em todo o ano. Para se ter uma ideia do aumento deste índice, em 2014 a cidade registrou 21 mortes; a queda para o ano seguinte foi de 76,19%. Caso os homicídios sigam esse ritmo e as estatísticas se confirmem, Ribeirão Pires pode chegar à 14 mortes em 2016, um aumento de 180%. Até agora o aumento de casos de homicídios foi de 40%.