Cada país tem o político que merece

É muito comum em nosso país ouvir diversas pessoas criticando os políticos por eles serem corruptos, só pensar em si próprios, e não no coletivo, entre outras queixas. São taxados como a pior parte da sociedade, como se, por padrão, qualquer um que entre na política, automaticamente se torna um corrupto.

O mais engraçado é que este tipo de ataque preconceituoso vem das pessoas que elegem os políticos que estão no poder, muitas vezes em troca de cargos públicos, cestas básicas, para furar fila em atendimentos médicos, como já denunciado pelo Diário de Ribeirão Pires na semana passada, entre diversos outros benefícios.

Em nosso país o bonito é ser “espertão” e sempre levar a melhor. Pra que pagar pela TV a cabo se você pode puxar o “gato” do vizinho ou pagar uma única vez por um sistema automático que desbloqueia todos os canais em vez de gastar dinheiro todo mês pagando e empresa transmissora? Reclamam que a administração pública não limpa as vias públicas, mas é o próprio cidadão que joga o lixo na rua e descarta entulhos em locais impróprios. É o próprio cidadão que mente na hora de apresentar o Imposto de Renda para pagar menos imposto, pega um atestado médico mesmo não estando doente, apenas para faltar no trabalho ou na aula, entre diversos outras coisas que, no dia a dia de nossa sociedade é comum, aceito, e muitas vezes elogiado.

É por isso que eu digo que o problema do Brasil é o próprio brasileiro. É muito simples atacar o próximo, mas não olhar para o próprio umbigo, pois muitos de nós, caro leitor, cometemos essas corrupções.

A política, nada mais é do que um grupo que representa as diversas classes da sociedade, inclusive os corruptos. Se grande parte deles está a representar esse grupo, é porque é maioria esmagadora de nosso país, e os políticos são apenas um reflexo disso. Aceite ou não, o Brasil só vai mudar quando nós mesmos mudarmos. Nós somos o problema.