Poucos jogos são tão emocionantes quanto um Jogo 7 das Finais da NBA. Como diz o ditado “é quando separam os meninos dos homens”. O último jogo decisivo é o que o fã de basquete espera durante toda a temporada. Hoje (19), às 21h, a bola sobe para Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers decidirem qual franquia vai ser a nova campeã da liga.
Os principais personagens das Finais vivem momentos distintos. LeBron James vem fazendo jus ao apelido de “The King”. Bron lidera as finais em todos os aspectos, pontos, rebotes, assistências, roubadas de bola e tocos, sem contar que vem de duas partidas seguidas com mais de 40 pontos. É o principal jogador da série decisiva até aqui e caso repita o nível das atuações anteriores em uma eventual derrota dos Cavs, acredito que ele possa igualar Jerry West e ser coroado o Melhor Jogador das Finais, mesmo se for vice-campeão. Se conquistar o terceiro anel, não restará dúvidas de que ele foi o MVP dos jogos decisivos. Irving vem sendo o braço direito de James na série com atuações espetaculares, a partir do jogo três da decisão. O ponto negativo do Cleveland é Kevin Love. Terceiro pilar da equipe, o ala-pivô vem muito mal nas partidas a ponto de torcedores pediram que ele vá para a reserva.
Já Stephen Curry ainda não deu o ar da graça na série final. O MVP das duas últimas temporadas vem jogando muito abaixo desde as Finais da Conferência Oeste contra o Oklahoma City Thunder. “Chef Curry” está irreconhecível até aqui. O armador de arremessos fantásticos e de uma ótima visão de jogo, até o momento, não apareceu e os Warriors sentem muito a ausência do principal jogador. A suspensão de Green no jogo 5 pode ter mudado o rumo da série. Com 3 a 1 no placar, a equipe da Califórnia poderia ter liquidado a série em casa, mas viu o Cleveland reagir e deixar tudo igualado.
Outro fator que vem pesando para o lado da equipe de Oakland são as atuações “capengas” de suas estrelas. Quando um jogador vai bem, os outros dois vão mal. Curry, Klay Thompson e Draymond Green precisam achar uma sintonia para o Jogo 7.
A última partida da temporada é ainda mais especial por conta da quebra de marcas. Nunca na história da NBA conseguiu vencer três jogos seguidos e virar a série. LeBron James e os Cavaliers tem totais condições de conquistarem este feito. Entretanto, em 18 oportunidades em que as Finais chegaram ao sétimo jogo, os mandantes venceram 15, enquanto os visitantes apenas três. Já Curry e cia., tem a oportunidade de ratificar a melhor campanha da história da NBA, com 73 vitórias e 9 derrotas e marca os Warriors como uma das maiores equipes de todos os tempos.