Na tarde da última segunda-feira (13), o Diário de Ribeirão Pires recebeu uma denúncia sobre a Carreta Mulheres de Peito, que realiza exames de mamografia no Centro da cidade. As informações apontam para irregularidades com viés eleitoral. Segundo denúncias enviadas à equipe jornalística do DiárioRP, algumas mulheres estariam sendo orientadas a procurar o gabinete da vereadora Cléo Meira (PTN) para obter as guias de encaminhamento para serem atendidas. Estas guias seriam entregues pelo chefe de gabinete da vereadora. Os documentos também já estariam assinados por uma médica cubana, do Programa Mais Médicos.
Uma atriz contratada pelo Diário de Ribeirão Pires foi até o Gabinete com uma câmera escondida e fingiu ter dificuldades para agendar os exames; a princípio, a resposta do funcionário foi a de que deveria procurar pela secretaria da saúde. Após insistir por alguns minutos, mas sem fazer qualquer pedido mencionando as guias, a intérprete recebeu das mãos de alguém que, na gravação se identificou como “Simei”, uma guia para realização dos exames.
“Insisti um pouco para que me ajudassem, mas em nenhum momento pedi a guia. Foi dada de livre e espontânea vontade.”
– Disse.
Posteriormente foi apurado que o homem na gravação é o Chefe de Gabinete da Vereadora.
O Diário RP conversou com a vereadora que comemorou a presença da ‘Mulheres de Peito’ na cidade.
“Sempre ia onde a carreta estava, eu beijava e dizia: ‘Ela vai para nossa cidade. Precisamos’, e hoje comemoramos esta conquista.”
– Disse a vereadora que mudou o semblante quando informada que algumas pessoas estariam pedindo votos utilizando a carreta.
“Se existem pessoas usando esse benefício do povo para pedir votos, tem que ser investigado. É inadmissível que façam isso.”
– Enfatizou a vereadora.
No entanto, ela foi notificada que as denúncias eram sobre ela, e durante entrevista em vídeo, a parlamentar alegou desconhecer quaisquer acusações a respeito do assunto. Afirmou por alguma vezes, que este tipo de boatos aparecem aos montes durante o período de pré-campanha eleitoral.
“Não faço a menor ideia do que vocês estão falando. Desconheço qualquer coisa relacionada à esta informação. Vocês têm como provar, gravaram isso?”
– Questionou a vereadora sem saber que já havíamos usado uma atriz para gravar dentro de seu Gabinete.
O Ministério da Saúde disse que vai apurar a denúncia e caso sejam confirmadas, abrirá processo para notificar a médica Yarisleydis Nunez Videt, atualmente em atividade no Programa Mais Médicos, a prestar esclarecimentos sobre o fato denunciado. Ela receberá um prazo para apresentar sua defesa a ser julgada pela Coordenação Nacional do Programa. Se confirmada conduta ilegal ou inadequada, a médica poderá ser desligada do Programa.