Como o futebol brasileiro pode se espelhar no sistema de draft?

Banner Ricardo

Há um tempo escrevi como o futebol brasileiro poderia aprender com a NBA em termos de planejamentos. Franquias que tem um plano traçado e sempre estão brigando pelo troféu da maior liga de basquete do planeta. Desta vez, tentarei mostrar como os clubes brasileiros podem se espelhar no Draft (sistema de escolhas de jovens jogadores) para recrutar jovens talentos e melhorar o nível do futebol brasileiro.

Nos Estados Unidos, as equipes com as piores campanhas dos torneios tem a chances de escolher atletas promissores vindo das universidades e que se vingarem, podem dar colocar os times em um novo patamar. A NFL é uma das ligas mais niveladas no mundo, não só pelo sistema de Draft, mas sim por todo uma estrutura que garante um nível muito igual de todas as equipes. A NBA é outro bom exemplo. Os Golden State Warriors, equipe que não ganhavam nada desde a década de 70, se remontaram através do sistema de seleção de jovens talentos e estão disputando pela segunda vez seguida as finais da liga de basquete, podendo conquistar o segundo título seguido.

Mas como o Brasil poderia utilizar esse sistema como exemplo? Os clubes brasileiros poderiam seguir o exemplo de selecionarem jogadores das universidades e das escolas. Mas como o futebol verde e amarelo não tem um sistema pré-definido, as agremiações poderiam fazer parcerias com escolas e universidades. Ter olheiros, investir na prática de modalidades esportivas nas instituições de ensino e oferecer contratos com jovens talentos . Seria uma situação boa para os dois lados, tanto para os clubes quanto para os jovens jogadores, que não precisariam largar os estudos para buscar um sonho, e em caso de fracasso, teriam uma outra profissão para poder seguir.

Obviamente, toda uma legislação teria de ser criada para que este sistema não acabe se tornando mais um balcão de negociatas como são as atuais categorias de base dos times, onde os empresários tem mais controle do que os próprios clubes, que ficam de mãos atadas e muitas vezes não tem o retorno financeiro esperado justamente por conta do atual sistema. Mas seria uma excelente alternativa para as instituições do futebol brasileiro voltarem a revelar grandes talentos e serem atrativas aos jovens brasileiros.