O intercâmbio e seus mil aspectos positivos (vs alguns negativos)

Foto: Caio dos Reis
Foto: Caio dos Reis

Decidir fazer um intercâmbio não é tarefa fácil. Mas quando alguém coloca na cabeça a ideia, é difícil mudar ­ e falo isso por experiência própria.

Como o título adiantou, o intercâmbio tem muitos aspectos positivos: aprimorar uma segunda língua, conhecer novas culturas, amadurecer, conhecer novas pessoas, mudar a rotina, criar independência, dar um upgrade no currículo e outros diversos motivos.

Mas sempre tem o “mas”. O custo não é baixo, a saudade de casa, dos pais, família e amigos bate, o planejamento de meses vai por água abaixo no fim da primeira semana e você vai perceber que nem tudo no intercâmbio é aquele mundo tranquilo que você pode ter imaginado.

Escrevi esse texto no meu 17o dia em Dublin, e não, não me arrependo nem um pouco da minha escolha. Se tivesse a chance de voltar no tempo, ainda escolheria essa cidade linda como destino da maior aventura da minha vida.

Também não estou escrevendo esse texto para desmotivar ninguém, é apenas um aviso de alguém que sempre sonhou fazer um intercâmbio e quer ajudar os futuros intercambistas.

Planeje, mas tenha em mente que tudo pode (e vai) mudar e, principalmente, esteja com a CABEÇA ABERTA e sempre disposto a aceitar as mudanças que a vida vai lhe proporcionar! E claro, curta muito cada segunda dessa experiência única na sua vida!

Sobre mim e a coluna

Meu nome é Caio, tenho 22 anos, e sou jornalista graduado na Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhei no Portal RROnline por dois anos, fui repórter da editoria de Política do Diário do Grande ABC por um ano e atuei como redator­-chefe do Diário de Ribeirão Pires por três meses. Decidi aprimorar meu Inglês e escolhi a Irlanda, mais especificamente Dublin, como meu destino. Nessa coluna semanal, você poderá acompanhar dicas de Intercâmbio e vai conhecer um pouco mais de alguns lugares da Ilha de Esmeralda e poder acompanhar as imagens apaixonantes dessa ilha.

Em caso de dúvidas, sugestões ou críticas, não hesite em enviar um e­mail para caiopedrosoreis@hotmail.com. Para acompanhar mais detalhes da viagem, me siga no

Instagram  @caiopedrosoreis

Cheers!