Ribeirão abre Maio com acidentes de trânsito

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Nos últimos dias, Ribeirão Pires tem vivido uma situação atípica quanto a acidentes. Este mês, ao menos 4 pessoas morreram, vítimas de acidentes de trânsito. Um número alarmante, já que, de acordo com a Secretaria de Trânsito do Estado de São Paulo, nos 12 meses de 2015, 16 pessoas morreram pelo mesmo motivo. Em 2016, já foram contabilizadas 6 mortes, Ainda de acordo com a pasta, Ribeirão Pires é a cidade com o maior número de óbitos por 100 mil habitante, com 13,8 mortes.

A Secretaria de Transporte e Trânsito da cidade, querendo conscientizar a população sobre os riscos ao volante, aderiu à campanha “Maio Amarelo”. No entanto, nas últimas duas semanas, 4 graves acidentes aconteceram na Estrada do Sapopemba, com ao menos três mortes. “Nós verificamos esse aumento brusco na quantidade de acidentes. Por isso, colocamos em pratica uma operação chamada “redução de velocidade” em diversos pontos onde estes problemas estão acontecendo. Nos locais, colocamos viaturas e sinalizamos as vias durante os horários com pouco fluxo de veículos e que tem um alto índice de acidentes”, disse o Secretário de Trânsito e Transporte, Miguel Luis Filho. Maio ainda contou com uma morte na estrada que liga Ribeirão Pires à Rio Grande da Serra, quando um Celta bateu de frente com um caminhão. O motorista do carro faleceu no local.

Ainda sobre o local que tem causado diversos acidentes, o chefe da pasta garante que medidas já foram tomadas. “Nós não conseguimos realizar esta operação na Estrada do Sapopemba, porque ela é uma via estadual e não podemos intervir. Entretanto, encaminhamos um documento ao Departamento Estadual de Trânsito pedindo que haja uma maior fiscalização pela Polícia Rodoviária, para que aconteçam mais “blitz”, principalmente de madrugada, porque é quando os problemas vem acontecendo”, explicou o secretário, que ainda lembrou que a Secretaria avisa aos munícipes sobre os acidentes, fortes chuvas e pede atenção e mais cuidado aos motoristas.

Para atender com mais agilidade as vítimas dos acidentes, a Secretaria de Trânsito, instalou um sistema integrado de comunicação. “Estamos colocando uma rede de rádio única entre trânsito, defesa civil e ambulância municipal. Esperamos que essa integração tenha um efeito positivo para atendermos às ocorrências com mais rapidez.”

A Campanha “Maio Amarelo” acontece mundialmente. Em Ribeirão Pires, além de conscientizar os motoristas, a ação quer atingir também os pequenos com o projeto “Trânsito também é coisa de criança”. Ao longo do mês, aproximadamente 150 alunos da rede municipal vão participar das atividades.