Agentes escolares foram até a Câmara dos Vereadores pedir ajuda aos Parlamentares para que a tabela salarial da classe fosse reajustada. Os Legisladores elaboraram um requerimento em apoio aos servidores.
Os trabalhadores pedem que a adequação ocorra, já que muitos servidores têm dificuldade em sobreviver com o salário atual.
“Muitos agentes recebem R$ 880, mas se descontam plano de saúde, FGTS e outros benefícios, com isso, sobra pouco menos de 400 reais para as pessoas sobreviverem. O servidor não vai ter condições de pagar um aluguel e muito menos de comprar comida”,
– Disse Perla de Freitas, Presidente do SINEDUC. Ela ainda informou que por conta de descontos, alguns funcionários chegaram a receber apenas R$ 36 de salário.
A representante dos agentes escolares ainda falou sobre os problemas que os servidores enfrentam por conta do baixo salário.
“Essa readequação é extremamente necessária. Os agentes escolares fazem trabalhos extremamente necessários. Muitos deles têm problemas como lesão por esforço repetitivo e outras atividades insalubres e precisam comprar remédios.”
– Ressaltou.
A Presidente ainda criticou a falta de diálogo do Paço com os servidores.
“Por diversas vezes, nós pedimos à Prefeitura que reavaliasse os salários, mas até hoje não recebemos uma resposta sequer.”
– Criticou Perla.
Todos os Vereadores apoiaram a causa. Um documento foi elaborado, e assinando pelos 17 Legisladores, pedindo ao Prefeito Saulo Benevides (PMDB), que se estude uma readequação da tabela salarial. Os Parlamentares ainda ressaltaram que o aumento apenas estaria igualando aos salários recebidos pelos profissionais que ocupam cargos semelhantes na região.
“É de suma importância que a Prefeitura tome esta atitude e atualize o salário dos agentes. O pagamento das merendeiras, das secretárias e dos outros servidores está muito defasado. Muitos funcionários públicos foram abandonados pelo Executivo e precisam dessa necessária e justa readequação.”
– Alertou Gabriel Eid Roncon (PTB).
Já Rubão (PPS), lembrou dos constantes aumentos cedidos pelo Paço a outros funcionários, entre eles os comissionados. Alguns Vereadores criticaram a faixa salarial da classe.
“O Executivo, por vezes, deu aumento salarial de 60% a alguns funcionários, sem contar as gratificações que muitos recebem. Os agentes precisam desse aumento.”
– Finalizou.