Ribeirão Pires terá o primeiro Mutirão da Saúde, no sábado (21), em três pontos do Centro da cidade de forma simultânea. O objetivo da campanha é promover a prevenção à doenças, realizar exames de análises clínicas, papanicolau e promover atividades recreativas e esportivas.

Continua Após a Publicidade

O evento ocorre na Praça Central, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro e no SAE (Serviço de Atendimento Especializado), das 7h às 17h, e foi agendado para atender a alta demanda de pacientes na região.

A Praça Central terá tendas de serviços como a da vigilância sanitária, que vai orientar os moradores sobre como se prevenir do mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, além de explicar formas de prevenção à gripe H1N1.

Também terão tendas no local, O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), onde vai ocorrer a vacinação de cães e gatos contra a raiva, além de um local para orientação de saúde bucal, uma cabana para triagem para checar a necessidade de exames para identificar DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), exames periódicos e entre outros.

Na UBS do Centro, ocorrerão exames laboratoriais, das 7h às 10h e coletas de Papanicolau, exame feito para prevenir o câncer de colo e útero, das 13h às 16h. Os interessados devem comparecer no local de jejum, com um documento pessoal, comprovante de endereço e um pedido de exame do médico responsável.