Câmara questiona Estado sobre Segurança Pública em RGS

Parlamentares discutiram durante Sessão em RGS. (Foto: Ygor Andrade/DiárioRP)
(Foto: Ygor Andrade/DiárioRP)

Por mais de três horas os vereadores de Rio Grande da Serra discutiram pautas de grande importância para a população local; entre elas a Segurança Pública, que há algum tempo vem ganhando espaço entre os debates. O vereador do PSDB, Merisvaldo Lima encaminhou requerimento solicitando uma reunião com o Secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre de Moraes, como já havia feito a vereadora da mesma sigla, Ângela Souza.

“É um documento de extrema importância, vereador. Mais um requerimento vai aumentar o grau de importância e eles vão perceber que não estamos de brincadeira.”

– Disse a vereadora, completando que há uma reunião pré-agendada.

Ainda falando sobre Segurança Pública, os vereadores foram unânimes no discurso de que é necessário implantar um sistema de segurança que realmente funcione, no entanto, foi o vereador Merisvaldo quem aumentou o tom de voz ao falar da Delegacia de Polícia.

“Só tem fantasmas lá. Depois das 18h e aos fins de semana, que é quando o índice de criminalidade aumenta, só tem os cães que se abrigam ali no entorno do prédio. Nós precisamos de uma delegacia que funcione 24h, pra não ficarmos à mercê de Ribeirão Pires, e muitas vezes sermos humilhados, tendo que esperar para sermos atendidos. Perde-se muito tempo. E com isso, nunca teremos índice de violência suficiente para que olhem para nossa cidade como precisamos.”

– Mencionou o peessedebista.

Falando também de uma questão relacionada à segurança e à perturbação, o vereador democrata Claurício Bento, entregou à Casa de Leis um requerimento solicitando que sena expedido um pedido de compra de aparelhos medidores de decibéis, “para que as devidas providências sejam tomadas com relação aos ‘pancadões’ que acontecem em nossas praças, atrapalhando o descanso dos trabalhadores ou até mesmo dos enfermos”, ressaltou.

Outro assunto que voltou à pauta nas sessões da Câmara de Rio Grande da Serra, é o problema dos carros abandonados pela cidade. O vereador Claurício Bento cobrou a Administração que acelere o processo de licitação com guincho para a retirada dos veículos que atrapalham a cidade.

“A Lei é de 2005 (de autoria do vereador Merisvaldo Lima), e precisamos coloca-la em pratica. Não podemos deixar que nossa cidade se transforme em um ferro velho gigante.”

– Disse Bento.

Merisvaldo, comentou sobre uma matéria feita pelo Diário de Ribeirão Pires, que expôs tal problema que vem a anos incomodando os cidadãos.

“Uma matéria bastante bem feita, que mostra com clareza que ainda hoje, depois de tantos anos, temos problema com esses veículos abandonados na cidade.”

– Falou.

No mais, os vereadores entraram em debate exclusivamente político, ao final da sessão, devido às acusações contra o prefeito Gabriel Maranhão (PSDB), feitos pelo vereador petista Benedito Araújo, dizendo que Maranhão é omisso.