A cirurgia estética que o Secretário de Saúde, Gerson Constantino, teria realizado de maneira irregular no Hospital e Maternidade São Lucas, ainda gera polêmica na Casa de Leis. Os Parlamentares elaboraram uma moção de repúdio ao Chefe da Pasta na sessão realizada na última segunda-feira (2).
Autora do requerimento, a Vereadora Diva do Posto (PR), explicou os motivos que levaram-na a elaborar o documento.
“Eu fiz esse requerimento de repúdio pelo o que aconteceu na semana passada no São Lucas. Recebi uma denúncia anônima sobre o que estava acontecendo, então, peguei meu carro e fui até o hospital, onde já se encontrava a imprensa. Quando perguntei para as funcionárias, só pelo olhar delas, a gente já percebia que era verdade.”
– Disse a Vereadora, que ainda comentou que teve problemas com uma funcionária que a impediu de entrar em algumas áreas do hospital, mesmo sendo uma Legisladora.
Diva ainda criticou um jornal da região que informou que um Vereador tentou invadir a sala de cirurgia.
“Eu queria que esse jornal explicasse quem foi o ou a Parlamentar que tentou entrar no local. Nem eu, nem o Rubão e muito menos o Eduardo Nogueira tentamos entrar no centro cirúrgico.”
– Criticou.
Reforçando a fala da colega, Eduardo Nogueira (SD), também criticou a atitude de Gerson Constantino.
“O que a gente mais fica indignado é que uma mulher em trabalho de parto chega ao São Lucas e não tem um anestesista e muitas têm de se deslocar para Mauá. Na minha opinião, isso é abuso de poder, de usar uma unidade pública de saúde sem conhecimento do Diretor Clínico e sem o conhecimento do Prefeito.”
– Falou.
O Vereador ainda criticou o Chefe da Saúde por ter acusado os Vereadores injustamente.
“Ele disse que um vereador tentou invadir o centro cirúrgico, fato que não aconteceu. Nós pedimos ao Diretor Clínico que, ao término da operação, que a equipe médica responsável viesse falar conosco. No entanto, eles foram embora e não nos atenderam. Por que não falaram com a gente quando pedimos? Ninguém é louco de entrar na sala de cirurgia.”
– Explicou Eduardo.
Alguns Vereadores, mais uma vez, pediram que a CPI da Saúde, que foi aprovada por unanimidade em setembro de 2015, fosse instaurada na cidade. Presidindo a sessão no momento, Jorge da Auto-Escola (DEM), pediu que todos os Parlamentares se reunissem com Zé Nelson (PMDB) para tratar da investigação.
“Eu sugiro que todos os Vereadores se dirijam à sala do José Nelson, assim que a sessão acabar para tratarmos desse assunto.”
– Ponderou.
Autor do requerimento da comissão de inquérito, Renato Foresto (PT), elogiou a Vereadora Diva pelo documento e ainda alertou para o que vem acontecendo na saúde da cidade.
“Eu vejo diariamente vários casos de desmandos na saúde pública. Ele cometeu um crime, pois usou o cargo dele para se beneficiar. Nós como fiscalizadores, temos de levar as coisas muito a sério. Peço aos Parlamentares que façam um boletim de ocorrência sobre o que aconteceu no São Lucas para nós anexarmos ao processo que eu abri no Ministério Público sobre as denúncias na saúde da cidade.”
– Disse.