Eleitor tem até quarta para tirar título

(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

O cadastramento para os novos eleitores de Ribeirão Pires acaba na próxima quarta-feira (4). A estipulação afeta os munícipes que ainda não têm título de eleitor e querem votar nas próximas eleições municipais, em Outubro deste ano, e pode interferir na emissão de outros documentos de quem necessita.

O prazo final, além de afetar novos requerimentos do título, destina-se também para pessoas que precisam pedir transferência de domicílio, ou seja, para quem se mudou para Ribeirão há mais de três meses e ainda não transferiu a Zona Eleitoral, e para revisão de dados pessoais, como mudança de endereço ou de nome.

Para quem vai realizar o recadastramento biométrico, os prazos são mais extensos e vão até maio de 2018, permitindo que as pessoas tenham o ano de 2017 para fazer o procedimento e poder votar na próxima eleição presidencial. Quem não fizer a validação por biometria, pode ter seu título de eleitor cancelado e enfrentar problemas com a Justiça Eleitoral.

Os cidadãos que não emitirem seus títulos de eleitores, ficam impossibilitados de pedirem outros documentos como passaporte, obrigatório para viagens internacionais, ou CPF. Além de poderem ser barrados de assumir uma vaga de emprego, já que algumas empresas exigem o comprovante eleitoral para contratar um funcionário, e para matriculas em diversos colégios e faculdades de todo o país.

Os eleitores interessados devem comparecer aos Cartórios Eleitorais, que estarão abertos todos os dias da semana, inclusive aos domingos, das 9h às 18h. Para mais informações, ligue nos números das Zonas Eleitorais do município: 4828-3414 ou 4827-6126 (183ª ZE); 4827-4130 ou 4824-6126 (382ª ZE).