Querendo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes causadas por acidentes de trânsito, a Prefeitura de Ribeirão Pires decidiu implantar o programa “Maio Amarelo – Atenção pela vida”.
O município participa da projeto desde 2014, e esta será a terceira edição em que a cidade participa. O movimento internacional tem adesão livre e quer despertar na sociedade atitudes de reflexão e incentivar um comportamento melhor nas vias públicas.
O programa não se destina apenas ao público adulto, mas também as crianças. A partir de 3 de maio, começa o projeto “Trânsito também é coisa de criança”. O lançamento da ação acontecerá na escola municipal de educação infantil “Tia Marinha, na Vila Nova Suíssa. Aproximadamente 150 alunos, entre quatro e cinco anos, vão participar de atividades semanais que visam ensinar a ter bons modos no trânsito.
Além disso, a Secretária de Transporte e Trânsito vai retomar o programa “Ciclo Trânsito”, que havia acontecido em 2013 e 2014. Para o Chefe da Pasta, Miguel Luís Filho, os ciclistas da cidade também merecem atenção.
“Se o uso de bicicleta está aumentando na cidade, então o órgão de trânsito também tem que se adequar. Nossa meta é educar em operações pedagógicas especiais.”
– Explicou.
Em pontos de tráfego intenso na cidade, como as avenidas Francisco Monteiro e Prefeito Valdírio Prisco, agentes de trânsito ciclistas utilizarão bicicletas caracterizadas para facilitar o atendimento à ocorrências e realizar trabalhos educativos.
“Além disso, estamos estimulando o uso do transporte alternativo e atendendo um pedido dos ciclistas, que é de acompanhar as principais dificuldades enfrentadas em meio ao trânsito da cidade e educar os motoristas.”
– Ponderou Miguel.