Ribeirão ganha novo Espaço Cultural

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Inaugurado no primeiro sábado de abril, o Sítio Cultural Alsácia, localizado na Vila Suíssa, é um novo complexo artístico que oferece atrações voltadas à produção de arte, cultura, educação e meio ambiente.

O Sítio comporta espaços como, o Teatro a Céu Aberto, a Casa de Cultura Frank Wedekind, a Pousada Bertold Brecht, o Ateliê Sonoro e Estético Tarsila do Amaral, o Parque Infantil Charles Schulz, o Bosque Edwiges Strasser e o Bistrô Charles Strasser. O complexo oferece cursos semanais de Teatro e Oralidades, Corpos e Pulsões Sonoras, Artes e Sociedades, pela Escola Atemporal Câmara Cascudo, e voltado ao público infantil, o projeto Piquenique realiza espetáculos nos primeiros domingos de cada mês.

“A experiência da imersão trará ao expectador uma rara qualidade de apreciação das artes, além de ser um potente estímulo para os próprios processos de criação dos artistas, permitindo que, ao imergirem em experiências no sítio, concentrem-se genuinamente em suas buscas artísticas.”

– Disse coordenador e cocriador, Marc Strasser.

Com 80 mil m², o espaço foi inaugurado com a apresentação do espetáculo teatral, “A Primavera”. Inspirado no clássico alemão “O Despertar da Primavera”, a peça é atuada pelo elenco do Coletivo Pequeno Teatro de Torneado. A temporada do espetáculo, que esteve aberta durante todos os sábados desde a inauguração, acontece às 18h, na qual se estende até o próximo sábado (23), com ingressos a R$ 20. Estudantes pagam meia.

Segundo o cocriador e curador, William Costa Lima, o projeto nasceu de 11 anos de experiência com o Coletivo O Pequeno Teatro de Torneado.

“Seremos inspirados por um processo que nasceu dentro das diferentes periferias da cidade de São Paulo, despertando em muitos indivíduos, que talvez nunca tivessem acesso ao teatro e a outras manifestações sociais e culturais, a identificação e a adoção dessas culturas para suas vidas cotidianas.”

– Declarou William.