Animais abandonados terão ‘emprego’ em RP

Foto: USP Imagens
Foto: USP Imagens

Cães abandonados podem ganhar um “emprego”. A iniciativa “Cão Comunitário” promete arrecadar doações para cachorros de rua, que circulam pelo centro de Ribeirão Pires, realizando uma parceria com comerciantes, que dariam um uniforme de empregado do comércio para o animal e abririam uma caixa de doações para custear ração e consultas veterinárias.

A ação ganhou forma a partir da ideia da cuidadora de animais, Maria de Lourdes Tondato, a Uda, que se inspirou depois de ver um caso nas redes sociais. “Eu vi uma reportagem, que em Ribeirão Preto, os frentistas de um posto de gasolina começaram a cuidar de um cachorro que apareceu ali. O dono do posto deu um crachá e uma casinha, além de fazer uma caixinha de doações. As pessoas acham bonitinho e acabam ajudando”, disse.

Uda, ao ajudar um cão abandonado na Vila do Doce, se aproximou do bar Villa Retrô e outro comerciante em frente e apresentou a proposta. “Eles adoraram a ideia de manter ele ali de forma comunitária. O dono disse que iria ver se conseguia fazer um uniforme do Villa Retrô para o cachorro”, comentou a mulher que preferiu esperar mais alguns dias antes de entregar o animal para o comércio, pra ele ser tratado de uma infecção do ouvido.

A cuidadora de animais ainda diz que já entrou em contato com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), e que tem o apoio do vereador Banha (PDT), para que, caso não haja uma lei permitindo a atividade no município, ele se prontifique a entrar com um projeto na Câmara.

Uma lei estadual de 2008, diz que o comércio responsável pelo animal é quem deve arcar com registro, esterilização cirúrgica e demais cuidados.