Jd Iramaia sofre com descarte irregular de lixo

Foto: DiárioRP
Foto: DiárioRP

O descarte ilegal de lixo se tornou um grande problema no Jardim Iramaia, em Ribeirão Pires. Munícipes relatam que diversos indivíduos, inclusive moradores do local, jogam material descartável próximos as vias do bairro, que são cercadas de mata densa. Segundo relatos, o acúmulo de dejetos faz com que até mesmo os ônibus tenham dificuldades de transitar nas ruas.

A reportagem do Diário de Ribeirão Pires circulou pelo bairro e constatou que existem diversos pontos que são usados para o descarte indevido, e que muitas ruas têm acesso comprometido devido à mata densa e por muitas não serem asfaltadas.

A moradora da vila, Maria Jurema da Silva, comentou que é recorrente o fluxo de indivíduos que transitam no bairro apenas para descartar sacos inteiros de lixo, e diz ainda que, durante os períodos de chuva, o trânsito pelo local fica muito difícil.

“Desde que eu moro aqui, há mais de 40 anos, sempre teve descaso. Muitos aqui do bairro veem isso e não tomam providências.”

– Comentou.

A mulher denuncia ainda que a falta de capinação fez com crescesse o acúmulo de cadáveres de animais mortos e aumentassem o número de assaltos, por muitos bandidos se esconderem no meio do matagal que cerca o bairro.

“Eles assaltam tanto o ônibus, quanto pessoas daqui. O Iramaia, que eles falam que é terra de índio e que nós somos índios, está esquecido. O Prefeito e vereadores só vem aqui para pedir votos.”

– Salientou.

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana, informou que são realizadas fiscalizações em algumas áreas da cidade, e que prevê multa para quem é pego descartando o lixo indevidamente em vias públicas.

Além disso, comunicou que a manutenção e capinação das vias segue um cronograma, e que nos próximos dias, o Jardim Iramaia deverá passar por reformas nas ruas do bairro. Ainda na nota, a Secretaria negou a falta de segurança, e informa que a Guarda Civil Municipal faz rondas constantes em toda e região.