População faz fila para tomar vacina contra H1N1 em RP

(Foto: DiárioRP)
(Foto: DiárioRP)

A procura foi grande pelas vacinas contra a gripe suína, que começaram a ser aplicadas nesta segunda-feira (11), nas unidades de saúde de Ribeirão Pires. Populares fizeram filas que saíam pra fora da UBS (Unidade Básica de Saúde) Central, em busca da imunidade à doença. Em um primeiro momento, apenas crianças de até cinco anos, idosos e gestantes receberam a dose.

O governo do estado de São Paulo teve que antecipar as campanhas de vacinação em todos os municípios devido ao aumento drástico nos casos de infecção do vírus H1N1, no mês de março. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, até o momento foram registradas 70 mortes e 534 pacientes infectados.

Em Ribeirão Pires, a Prefeitura informou ter registrado 19 casos suspeitos da doença nos hospitais do município, desde a quarta-feira (6). Pelo menos duas pessoas morreram na cidade em decorrência de complicações causadas pela gripe suína, entre elas uma mulher, de idade não confirmada, que estava na UPA de Santa Luzia, pronta para ser transferida ao Hospital Nardini, em Mauá, e uma bebê de apenas 11 meses, que estava na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Ribeirão Pires.

Nesta segunda-feira (11), as vacinas foram administradas apenas em crianças de seis meses a cinco anos de idade, idosos e gestantes. Pessoas que tem doenças crônicas, mulheres que deram a luz recentemente e demais grupos, começam a receber a dose uma semana depois, na segunda-feira (18). O munícipe que quiser tomar a vacina, deve comparecer a uma das unidades de saúde do município, na data descrita do respectivo grupo em que se encaixa.