A saúde está doente

charge-06-04

A saúde de Ribeirão Pires está um Caos. Não existem médicos nos postos de saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Hospital então, nem se fala. Ribeirão Pires não tem nenhum hospital público, o que é absurdo, já que a prefeitura gasta cerca de 60 milhões de reais com investimentos na saúde da cidade. É muito dinheiro para a saúde estar no estado precário em que se encontra.

Fui pessoalmente até a UPA esta semana para ver com meus próprios olhos o que estava acontecendo. É uma situação revoltante! Não existem médicos e os poucos que têm, estão saturados, porque não recebem e não estão em números suficientes para atender a todos os usuários que precisam utilizar do sistema.

Enquanto isso, o Presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Pires, José Nelson de Barros (PMDB), se recusa a abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias na saúde. Segundo o parlamentar, não existem provas de irregularidades e nem denúncias que justifiquem a abertura da comissão de investigação. Agora me pergunto: Investigação não é exatamente descobrir se existem (ou não) algum crime ou irregularidade?

Ribeirão Pires caminha na contra mão do cenário político nacional, onde se investiga tudo. Já aqui, até o Ministério Público, que deveria investigar possíveis irregularidades, não vem recebendo denúncias contra a administração municipal.

Também seria muito mais interessante que funcionários da prefeitura simplesmente parassem de se preocupar com críticas e denúncias, como se fossem ataques pessoais e passassem a resolver problemas.
Essa semana, por exemplo, comerciantes foram procurados e pressionados a não anunciar em jornais que critiquem a prefeitura. Parace que a Ditadura está de volta à cidade.