Grupo protesta no centro de RP

Manifestantes caminharam pelo centro da cidade. (Foto: Rafael Ventura/Diário RP)
Manifestantes caminharam pelo centro da cidade. (Foto: Rafael Ventura/Diário RP)

No último domingo (03), um grupo com cerca de 70 pessoas protestou pelas ruas de Ribeirão Pires. Com instrumentos de percussão e canções que lembravam marchinhas de carnaval, os manifestantes percorreram as principais vias do centro da cidade para protestar contra a construção de um shopping no Complexo Ibrahim Alves, onde atualmente estão alocados, a Fábrica de Sal, uma escola infantil e a Biblioteca Municipal.

Os manifestantes fazem parte do Coletivo Sal da Terra, que há algumas semanas utilizava o espaço para a realização de intervenções culturais em forma de protesto. Na manhã do último sábado (02), ao chegar no complexo, os integrantes encontraram os portões trancados, impedindo que o grupo pudesse adentrar no local. Um dos portões chegou a ser soldado.

“Ele ampliou o nosso movimento. Agora vamos ocupar não apenas a Fábrica de Sal, mas também as ruas da cidade”

-disse Mariana Lima, integrante do Movimento.

A secretária de Educação, Dalva Sensato, foi até o local tentar explicar o motivo do fechamento:

“Agora vamos estacionar os ônibus da educação aqui. Ontem ficou fechado porque eu esqueci de pedir para abrir, mas sempre ficará aberto durante o dia e fecharemos apenas a noite, por conta da segurança.”

– Informou.

No entanto, o argumento da secretária não foi bem recebido entre os membros do coletivo:

“Tem um estacionamento ali, porque não coloca eles lá? Aqui é uma praça pública e tem que ficar aberto. É do povo!”

– Exclamou uma integrante do grupo.

Os membros do coletivo prometem novas ações pela cidade e solicitam uma reunião com o Prefeito Saulo Benevides (PMDB) para apresentar suas reivindicações.