TV Diário: Manada Rugby traz modalidade para Ribeirão Pires

Quem passa pelo campo da Santa Luzia aos sábados na parte da tarde já deve ter observado o treino do Manada Rugby, equipe da modalidade, de Ribeirão Pires. O esporte, que pode ser visto como violento para quem não conhece, ainda é pouco conhecido no Brasil e tradicional na Austrália e Nova Zelândia.

Formado em 5 de agosto de 2015 por três amigos ribeirão-pirenses, o Manada Rugby ainda não disputa campeonatos oficiais. A equipe apenas joga campeonatos de curta duração, muito mais com objetivo de conhecer o esporte e ganhar bagagem do que disputar medalhas.

“Esses mini campeonatos são bons para entrosar o time, geralmente participam cinco ou seis equipes e disputamos os jogos no mesmo dia. O mais importante é a troca de experiências e depois vamos para o terceiro tempo tomar cerveja.”

Brincou um dos fundadores do time e atleta Tássio Ramos.

Disputado em dois tempos de 40 minutos – na categoria com 15 atletas, o rugby tem diferentes tipos de pontuação: try (5 pontos), conversão (2), penal (3) e drog goal (3). Um dos primeiros atletas a se inscrever no time, Jeferson Ramos explicou o motivo de gostar do esporte.

“É um esporte de contato e que é apaixonante, quando você entra, você não sai mais. Eu nunca tinha ouvido falar do rugby e me inscrevi aqui no início do time e sigo firme até hoje.”

Disse.

Ainda sem apoio, o time sonha em crescer. Os treinos acontecem aos sábados, às 14h30, no campo da Santa Luzia (rua do Tejó, s/n) e são abertos.

“A gente tem pouco apoio, não temos um patrocinador forte, mas estamos em busca. O espaço é aberto para todos, inclusive mulheres e crianças que queriam praticar ou até mesmo apenas conhecer o rugby.”

Concluiu Tássio.