Funcionários da UPA estão com salários atrasados

Funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Luzia estão, mais uma vez, com os salários atrasados. De acordo com pessoas ouvidas pelo Diário de Ribeirão Pires, a situação já persiste por cerca de um mês.

Esta não é a primeira vez que os profissionais da saúde passam por uma situação como esta. Em Janeiro de 2015 o DiárioRP denunciou que funcionários da unidade estavam há mais de 20 dias sem receber salário e, caso reclamassem, eram ameaçados por funcionários do alto escalão da Prefeitura.

Dessa vez, a situação chega a ser ainda pior. Muitas pessoas não estão indo para o trabalho por não ter dinheiro para pagar o transporte público, já que também não receberam o dinheiro do transporte.

“É um absurdo passamos Páscoa, Dia das Mães e várias datas comemorativas sem receber e não podemos presentear ninguém. Não é um caso que acontece às vezes, isso é frequente.”

Denunciou uma pessoa, que pediu para não ser identificada.

No último sábado (26), em forma de protesto , funcionários que faziam o plantão noturno lacraram a unidade.

“Não tínhamos equipamento para trabalhar, nem medicamento, nem efetivo, já que as pessoas não tão indo trabalhar, pois nem a passagem eles pagam, então decidimos fechar tudo.”

Informou outro funcionário.

A Unidade de Pronto Atendimento é administrada pela Santa Casa de Ribeirão Pires, que recebe repasses da Prefeitura para arcar com os custos do local e funcionários. Ao todo, são gastos cerca de R$ 60 milhões em repasses feitos pela Prefeitura de Ribeirão Pires para gerir a saúde da cidade.

Por meio de nota, o Paço afirmou que desconhece a situação, mas que vai apurar e, caso constate qualquer irregularidade, vai tomar as medidas cabíveis para a normalização. Até o fechamento desta edição, não conseguimos contato com a Santa Casa.