O poder da internet

charge
A internet é algo relativamente novo no Brasil. Com isso, muitas pessoas ainda a utilizam da forma que querem, sem perceber o poder que ela tem, ou sem ao menos acreditar que possam ser punidos por possíveis crimes que venham a cometer na rede.

Em Ribeirão Pires, já vimos várias denúncias de pessoas que, se utilizando dessa ferramenta, criam perfis falsos para denegrir outras pessoas, compartilham imagens e vídeos de outros, seja em estado vergonhoso ou não.

De acordo com a jurisdição da Justiça Brasileira, você pode ser condenado apenas por curtir uma postagem que esteja denegrindo alguém ou expondo a pessoas em alguma situação de vexame ou caluniosa. Para a justiça, quando você curte uma publicação é sinal de que você está de acordo com o que foi escrito/compartilhado. Além disso, por você ter curtido, a publicação também aparecerá para seus amigos, mesmo que eles não estejam diretamente ligado com a pessoa que publicou.

O artigo 17 do Código Civil Brasileiro diz que, nem o nome de uma pessoa pode ser publicado com finalidade vexatória: “O nome da pessoa não pode ser empregado por outrem em publicações ou representações que a exponham ao desprezo público, ainda quando não haja intenção difamatória.”

É preciso tomar muito cuidado com o que se faz na internet, pois sempre existe um vestígio que levará ao autor e, depois de feito, não tem como voltar atrás e se arrepender, pois se espelhará na rede para o mundo inteiro e dificilmente será possível apagar.

Sempre que for fazer alguma publicação sobre alguém, pense se você gostaria que algo parecido fosse feito com você. É sempre bom nos colocarmos no lugar do outro, nem que só em pensamento, para, quem sabe, conseguir tomar algumas atitudes melhores em respeito ao próximo. Bom senso sempre!