
Fundamental para controle da superpopulação e importante para evitar doenças nos animais, o 2º dia de castração gratuita será 13 de fevereiro. O objetivo é atingir o número de cerca de 100 animais castrados, entre cães e gatos.
A ação é realizada pela Prefeitura de Ribeirão Pires por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) . No primeiro dia da ação, 16 de janeiro, foram castrados o total de 105 animais, sendo 57 cachorros e 48 gatos. A castração e identificação ocorrem por meio microchips que integram o programa de guarda responsável de animais e atende a lei estadual 12.916, de 2008.
Em atendimento a lei, os “cães comunitários” terão prioridade. Entretanto é necessário que um responsável pelo animal assuma os cuidados após a cirurgia. Esta prioridade visa o controle populacional ao evitar a reprodução descontrolada de cães de rua.
A castração será realizada no CCZ e nos bairros do município em unidade móvel denominada “Castramóvel”, ainda com data a ser definida. O veículo é adaptado para procedimentos cirúrgicos que pretende atender dois mil animais entre espécies caninas e felinas, distribuídas ao longo do ano.
O objetivo da castração é evitar infecção uterina e câncer de mama, evitar a gravidez psicológica e suas conseqüências e evitar o cio para as fêmeas. Já para os machos, evita os tumores nos testículos, minimiza demarcação territorial e minimiza a agressividade devido à excitação sexual.
A Secretaria de Saúde e Higiene informa que para a castração, é necessário o cadastro dos animais. Serão cadastrados os animais até que se atinja o total de 2 mil animais.


