Olhar a previsão do tempo esses últimos dias mais parece um experimento de tortura do que apenas curiosidade. As temperaturas altas não perdoam ninguém e trabalhar nesse calor é difícil até para se concentrar na tarefa que está executando. Eu, por exemplo, opero muito melhor no modo “pinguim” – acredito que o clima quente só é aproveitado do jeito certo com o pé na areia.
O fato é que, calor ou frio, temos que trabalhar e a melhor forma de fazer isso é estar o mais confortável possível – dentro do código de vestimenta da empresa. Com as temperaturas em 29º e subindo, precisamos ser espertas e assertivas para não derreter ao longo do expediente. Hoje, minha dica é para mulheres: os vestidos, peças super práticas e femininas, são protagonistas dos looks de verão e vou provar por A+B porque vocês devem investir neles.
Peça icônica ao longo da história da moda, o vestido é, sem dúvida, uma das peças mais charmosas no guarda roupa de uma mulher. Com o corte certo, pode transformar qualquer produção sem graça em referência de estilo. Em ambientes corporativos, a peça pode estar presente com os mais variados tecidos e modelagens.
Para não errar na hora de escolher o vestido de trabalho, pense sempre que “menos é mais”. Menos pele à mostra é mais elegante: evite decotes pronunciados, fendas muito cavadas e comprimentos muito curtos – o ideal é que seu vestido fique no mínimo 5 cm acima do joelho. O teste para saber se o comprimento está apropriado para trabalhar é: sente-se em um sofá ou cadeira. Se o seu vestido sobe até a metade da coxa, melhor deixar esse para usar aos fins de semana.
Quanto a modelagem, escolha a que você se sente mais confortável, porém lembrando sempre: quanto mais justa ao corpo, mais estruturado deve ser o tecido. Tubinhos são a cara do look de trabalho, mas se forem de malha fina marcarão seu corpo – escolha tecidos mais grossos, como sarja, algodão grosso ou até o neoprene. Já os tecidos mais fluidos ficam lindos com modelagens igualmente fluidas.
E existe problema em usar vestido estampado para trabalhar? Problema nenhum! Lembre-se que estampas menores e com fundo escuro tendem a “emagrecer”, enquanto estampas grandes e de fundo claro ampliam o corpo. Do florido ao étnico, as estampas estão à nossa disposição para deixar nosso horário comercial com um pouco mais de personalidade.
Para dar um exemplo para quem trabalha em escritórios mais formais, usei um vestido preto com tecido elástico e corte evasê. A graça da produção fica por conta do cinto dourado e do sapato azul, que não tiram a sobriedade do look, mas adicionam personalidade. Para mais inspirações de vestidos, visite o Instagram @notrabalho, onde posto meus looks diários!