O Verão é a estação do ano que mais preocupa as pessoas e as autoridades. Não por causa do forte calor, mas sim, por conta do mosquito Aedes Aegypti, que transmite as doenças: Chikungunya, Dengue e Zika.

Toda atenção é de extrema importância, já que em 2015, entre janeiro e abril, o número de casos de Dengue teve aumento de 240% no Brasil, totalizando aproximadamente 1,6 milhão de casos da doença durante o Verão.

Em 2015, Ribeirão Pires teve 59 casos confirmados, desses, 38 vindos de outros municípios. Não houveram casos de Chikungunya e Zika na cidade até o momento.

Formas de prevenção

A melhor maneira de prevenir a Dengue é combater os focos de acúmulo de água, como calhas, pneus, vasos, caixas d’agua, copos, latas, entre outros. Para que o mosquito não se reproduza nestes locais, é sempre bom verificar se a preservação destes ambientes está sendo feita da maneira correta.

Caso haja alguma denúncia sobre algum lugar que tenha possíveis focos da doença, o cidadão pode ligar para o Centro de Controle de Zoonoses pelo número: 4824-3748.

Sintomas

Chikungunya

Febre; dor nas articulações; dor nas costas; dor de cabeça; cansaço; náuseas; vômitos e dor muscular.

Dengue

Febre alta, dor de cabeça; dor atrás dos olhos; perda do paladar e do apetite; náuseas e vômitos; tonturas; cansaço extremo; manchas na pele semelhantes ao sarampo principalmente no tórax; moleza e dor no corpo; dores nos ossos e articulações.

Zika

Febre baixa; dor nas articulações (mais frequentes nas mãos e nos pés); dor muscular; dor de cabeça; dor atrás dos olhos; diarreia; constipação; fotofobia; conjuntivite; úlceras na mucosa oral; manchas na pele semelhantes ao sarampo.