Cerca de 40 alunos ocuparam na ultima segunda feira, dia 16, a escola Santinho Carnavalle, no bairro Roncon, em Ribeirão Pires. A ocupação é um protesto contra a reorganização educacional promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, que no Grande ABC pode fechar até 15 escolas. Três apenas na cidade.
Os alunos juntaram colchonetes, alimentos, violão e improvisaram um acampamento dentro do pátio principal da escola. Eles reclamam que em nenhum momento foram procurados para receber informações ou para conversar sobre o projeto do Estado.
“Ela até veio aqui, a moça que quer fechar a escola, mas nem falou com a gente e nem olho na nossa cara. A gente nem sabe como que ela é”.
-Disse uma das alunas ocupantes.
Outro estudante reclama da distância que terá que percorrer para chegar até a nova escola:
“Eu venho a pé todos os dias. No Felício [escola para onde o aluno será transferido] eu levarei uns 20, 25. Pra vir até aqui demoro cinco. Diferença né?”
-Reclamou.
Ao todo, cerca de 37 escolas foram ocupadas por estudantes em todo o estado. Em piracicaba, o Governo chegou a voltar atrás na decisão e manteve o funcionamento de uma escola, que também seria fechada. Os alunos torcem para que o mesmo aconteça em Ribeirão.