Grupo pratica ações solidárias na região de RP

As crianças se divertindo com a ação do "Eu Pratico Solidariedade".
As crianças se divertindo com a ação do “Eu Pratico Solidariedade”. (Foto: Divulgação)

Todos nós ficamos extremamente tocados quando vemos uma criança ou uma família passando por necessidade. Só quem já passou por dificuldades sabe como é não ter a ajuda de ninguém. Incentivada desde pequena a ajudar ao próximo, a moradora de Ribeirão Pires, Denise Gonçalves, idealizou a criação do grupo “Eu Pratico Solidariedade”, junto do primo Andre Caparroz.

A ideia surgiu em 2014, quando a associação foi informada de que um vilarejo em Suzano precisava de ajuda. Os primos conseguiram alguns mantimentos e roupas para auxiliar as pessoas do local. Ao chegar lá notaram que a situação era pior do que a imaginada. “As crianças não tinham roupas suficientes, os pais não tinham condições de manter as famílias. Faltava alimento, faltava conforto e segurança nas casas e o mais importante, faltava educação escolar na vida deles”, contou.

Ao se depararem com essa situação, eles decidiram adotar 50 crianças e  promover o “Dia das Crianças Solidário”. “Mobilizamos nossa família, nossos amigos e até desconhecidos. No primeiro “Dia das Crianças Solidário”, ultrapassamos nosso objetivo e atendemos aproximadamente 200 crianças. Depois deste evento vimos que muitas pessoas tem  vontade de ajudar ao próximo, o problema, é que muitas vezes, não sabem como. Posso dizer que foi a partir dai que nasceu o grupo “Eu Pratico Solidariedade”, disse.

O grupo não conta com apoio financeiro e não está ligado a nenhum partido político e só realizam as ações com apoio de voluntários. Após a criação da ONG “Filhos do Rio”, mudou o foco e instrui jovens a estudarem e a trabalharem. Eles também obtiveram o apoio do Instituto Unibanco para dar palestras e organizar eventos do “Projeto Estudar Vale a Pena” em escolas com maior índice de evasão de alunos. “Além disso, temos um calendário cheio de ações como atividades de conscientização dos pais, a Campanha do Agasalho, a Noite da Sopa, Pascoa, Dia das Crianças e Natal”, informou.

As festas ocorrem em uma escola localizada em Rio Grande da Serra que não cobra nada pelo uso do espaço. A campanha do agasalho, Noite da Sopa e os outros eventos acontecem nos bairros mais carente. As ações de conscientização das crianças e dos pais, ocorrem dentro das casas das famílias.

“É muito gratificante ajudar uma família, ver a felicidade de uma criança ao receber um presente , dar e receber tanto carinho de pessoas que mal conhecemos. Mas a melhor parte está em presenciar o impacto pessoal dos próprios voluntários. Muitas das pessoas que começam a nos ajudar e de fato vestem a camisa do projeto, sentem sua vida mudar completamente. Começamos dar valor para pessoas e não só para coisas. Sem duvidas, a melhor parte de realizar essas ações é o sentimento de sempre podemos fazer mais pelo próximo”, finalizou.

Quem quiser participar do grupo, pode entrar em contato através da página no Facebook do “Eu Pratico Solidariedade” ou ligar para um dos idealizadores. Os contatos são: Denise: (11) 997050-096 ou André: (11) 94746-9465.