Medo da imprensa

Os funcioná rios d a p r e f e i t u r a precisam aprender a ter um rela – c i o n a m e n t o m e l h o r com a imprensa.
U m d o s t r i p é s d a a d m i n i s t r a ç ã o p ú b l i c a , s e g u n d o a Constituição Fede – r a l , é a p u b l i c i d a d e , portanto é obrigação do funcionalismo p ú b l i c o r e c e b e r a i m p r e n s a e l i b e r a r d o c u m e n t o s . N ã o a d i a n t a e s c o n d e r ou tentar adulter a r, o j o r n a l i s t a , d e uma forma ou ou – t r a , v a i c o n s e g u i r o acesso que deseja.
P i o r a i n d a é q u a n d o a p r e f e i t u r a a c r e d i t a q u e e s t á f a z e n d o u m f a v o r deixando um veí – c u l o c o b r i r a l g u m e v e n t o , c o m o o Festival do Choco – late, por exemplo.
P r o f i s s i o n a i s de outros veículos foram destratados. Alguns, imp e d i d o s d i v e r s a s v e z e s d e c i r c u l a r p e l o e v e n t o , o u seja, de fazer o trabalho da imprensa.
A falta de organização adicionad a c o m o e g o e falta de sensibilidade e m l i d a r c o m a p o s s í v e l d i v u l g a ç ã o d e m a t é r i a s ‘ n o n g r a t a ’ f e z c o m q u e funcionários de outros departamentos o l h a s s e m p a r a o s c o m u n i c a d o r e s c o m o ‘ i n i m i g o s ’ , c r i a n d o m i l h õ e s d e r e g r a s e e m p e c i l h o s para os profission a i s d e i m p r e n s a .
P o r o u t r o lado, toda a equipe da SECOM (Secretaria de Comunic a ç ã o ) s e m o s t r o u extremamente competente e merece p a r a b é n s p o r t e r q u e l i d a r c o m o f o g o c r u z a d o e , m u i t a s v e z e s , l e v a r a culpa pelas atitudes d e c o l e g a s d e o u t r a s s e c r e t a r i a s .
D e i x o a d i c a para que funcionários da prefeitura s e j a m t r e i n a d o s para aprender a li – d a r c o m j o r n a l i s t a s d e u m a f o r m a g e r a l . A função do jorna – l i s t a é f i s c a l i z a r, mas também apontar possíveis melhorias. Não adianta l e v a r p r o l a d o pessoal e criar má – g o a . N ã o é p r e c i s o ter medo. É precis o s a b e r c o n v e r s a r, a c e i t a r c r í t i c a s e s a b e r u s á – l a s p a r a m e l h o r a r o n d e h á falha e, dessa form a , c r e s c e r t a n t o n o p e s s o a l , c o m o n o p r o f i s s i o n a l .