Após quase um ano e meio, tomógrafo será inaugurado

Tomógrafo de última geração pode realizar imagens em 3D e em alta resolução (Foto: Thainá Xavier)
Tomógrafo de última geração pode realizar imagens em 3D e em alta resolução (Foto: Thainá Xavier)

Na última segunda-feira (27), o Secretário da Saúde, Carlinhos de Jesus, anunciou, em coletiva de imprensa realizada pela Secretaria de Saúde e Higiene, que a inauguração do tomógrafo adquirido desde abril do ano passado irá acontecer no próximo dia 15.

Carlinhos afirmou que o aparelho é de última geração, podendo realizar imagens de alta resolução e até em 3D. Para operar o aparelho, o secretário garantiu que profissionais em raio-X já fizeram um curso de qualificação para os exames. Além do tomógrafo, Carlinhos disse ter adquirido, também, uma máquina de raio-X móvel para atender pacientes que não podem se locomover e que precisam fazer o exame:

“Estimo realizar três tomografias emergenciais por dia. Fazendo isso com mão de obra própria, sem a terceirização de profissionais, vamos economizar cerca de 70 mil reais mensais.”

– disse Carlinhos.

Em primeiro plano, os exames realizados serão somente emergenciais. Depois de dois meses já realizará exames de menor gravidade.

Questionado sobre a demora para disponibilizar o aparelho para uso, o secretário alegou problemas de gestão dos secretários que o antecedeu e complementou:

“O tomógrafo foi obtido através de uma emenda parlamentar e quando ele chegou, nós percebemos que a sala que foi entregue junto com a UPA em 2012, não estava apta para receber o aparelho. Então, fizemos as reformas necessárias e, agora está tudo pronto para entrar em operação”.

 

Atendimentos mais rápidos

A implantação do sistema Via Rápida da Saúde permitirá aos pacientes já saírem de qualquer UBS com o exame e consulta com o especialista indicado pelo clínico marcados.

Outra ação prevista para entrar em circulação até outubro é a implantação de duas motolâncias: serão contratados dois enfermeiros habilitados para pilotar motos, que prestarão socorros emergênciais enquanto a ambulância não chega ao local: “Cada minuto pode custar uma vida. Enquanto uma ambulância pode estar enfrentando o trânsito, a motolância já pode estar no local prestando os primeiros socorros, que são fundamentais” – concluiu Carlinhos.

 

Humanização e acolhimento

Carlinhos de Jesus disse que todos os investimentos na Saúde são feitos visando mais humanização e acolhimento, e que acredita ser o que falta nessa área aqui em Ribeirão Pires:

“Eu vejo a Secretaria de Saúde sob minha responsabilidade e não sob a responsabilidade do Prefeito. E acredito que a Saúde não tenha que ser 100% técnica, mas, sim, humanizada e acolhedora” – afirmou.

Levando a humanização em conta, o Secretário de Saúde tem projetos como o aumento de sete para 20 as equipes do PSF que atendem a população à domicílio fazendo um acompanhamento de pacientes que necessitam dessa atenção.

O programa “Melhor em Casa” também será uma iniciativa:  motocicletas farão a entrega de medicamentos de uso contínuo em residência, garantindo, assim, a continuidade dos tratamentos. Além disso, garantiu:

“Vamos aderir ao Hórus, um sistema do Ministério da Saúde, que é disponibilizado gratuitamente, e que nos permite ter controle sobre o estoque de medicamentos, desde seu lote até seu vencimento, evitando desperdícios e entrega de medicamentos fora da validade” – concluiu Carlinhos.

 

Unidades básicas de saúde

Outra novidade é a entrega da UBS do Jardim Luzo, que deve ocorrer no próximo dia 20, após sua ampliação, que contará também com atendimento odontológico. Foram investidos 216 mil reais.

Além disso, as UBS’s do Jardim Valentina e da 4ª Divisão estão trocando de endereço, recebendo as melhorias necessárias para atenderem à população dos devidos bairros com mais qualidade.

 

Meios eletrônicos em prol da Saúde

Outra realização é a de que todas as unidades de saúde já possuem Internet, e que toda a instalação dos computadores estão sendo concluídas para que esses projetos que dependem do TI e que já estão em andamento possam ser executados.

No futuro, Carlinhos pretende economizar cerca de 720 mil reais por ano com a implantação de senhas para que os pacientes possam imprimir seus resultados de exames em casa, sem precisar gastar com dinheiro de passagem para ir buscá-los, por exemplo. E, com envio de SMS para confirmar a marcação de consultas, caso um paciente não possa comparecer, ele já responderia o SMS abrindo vaga rapidamente para uma nova pessoa.