Nem tudo se cria…

Desde pequenos, ouvimos a frase “nada se cria, tudo se copia”. Seria isso verdade ou apenas uma desculpa esfarrapada de mentes preguiçosas que não conseguem trabalhar para criar? Afinal, algum dia alguém teve que criar, para que os mais preguiçosos pudessem copiar, certo? A cópia de ideias e trabalhos intelectuais apenas expõe a fraqueza daqueles que o fazem, seja na música, na escrita ou até em outras vertentes da arte. Para aqueles que criam o trabalho, a perda pode ser muito grande, já que esta atividade criativa pode representar uma forma de sustento, assim como tantos outros profissionais que trabalham todos os dias para comprar o seu pão.
O assunto é tão sério, que uma lei teve que ser criada para regulamentar a situação. A Lei nº 9.610/98, protege os autores de trabalhos intelectuais no Brasil. O que não significa que o plágio ainda não aconteça, pois a fiscalização é falha, e o caráter de quem copia não se muda com lei. Até mesmo o DiárioRP foi vítima recente.
A cópia é tão esdrúxula quanto a pirataria. Precisamos parar de simplesmente pensar/reclamar e começar a fazer. Muitas vezes, pessoas, podem fazer coisas incríveis e se sobresair, basta terem a coragem de sair da mesmice, colocar a mão na massa, e a cabeça para criar. Embora as pessoas tenham preguiça, todos somos capazes de nos superarmos ainda mais, basta querer.