Plano Municipal de Ensino gera confusão

Lóris Lessa, secretário adjunto de educação, poderá ser exonerado. (Foto: Reprodução)
Lóris Lessa, secretário adjunto de educação, poderá ser exonerado. (Foto: Reprodução)

O Plano Municipal de Ensino (PME) foi enviado para votação na Câmara na última quinta-feira. A denúncia de que o projeto seria uma cópia do Plano Nacional de Educação teria gerado atrito político entre membros do governo de Saulo Benevides (PMDB).

No projeto municipal, as metas da prefeitura estão muito acima da realidade do município. De acordo com o documento, a cidade deveria investir 7% do PIB (Produto Interno Bruto) do País – algo em torno de 386 bilhões, valor muito acima de todo orçamento do município, que, este ano, é de R$ 339 milhões. Ainda no projeto, Ribeirão deveria formar, em dez anos, 85 mil educadores. Ou seja, cerca de 75% dos moradores da cidade. Depois da tensão gerada pelos erros no projeto, uma nova audiência pública teve que ser marcada às pressas para alterar o documento.

Segundo matéria publicada sábado, no Jornal Diário do Grande ABC, o incidente gerou clima de tensão interna no governo de Saulo e, o Secretário Adjunto de Educação, Lóris Lessa, poderá ser exonerado ainda hoje, já que era o responsável pelo projeto.

 

Ativistas contra a diversidade

Ainda na quinta, um grupo de evangélicos esteve presente na

Representante do grupo, Bárbara Machado, quer e retirada da palavra "Diversidade" do projeto. (Foto: Rafael ventura/DiárioRP)
Representante do grupo, Bárbara Machado, quer e retirada da palavra “Diversidade” do projeto. (Foto: Rafael Ventura/DiárioRP)

sessão da Câmara Municipal e pediram a retirada da frase que institui o ensino contra a discriminação em toda sua diversidade, ou seja, a frase aborda, de forma geral, a discriminação em todas as formas, como negros, nordestinos, ciganos, mulheres, religiosas, LGBT, entre diversas outras.

A frase, no entanto, foi entendida pelo grupo presente na Câmara apenas como “Diversidade Sexual”, mesmo sem constar referência específica sobre o assunto no texto.

Mesmo com todos os problemas presentes no projeto, o foco da sessão foi apenas a palavra “Diversidade”, que não agradou o grupo.

O projeto deverá ser votado as pressas na próxima quarta-feira, data final para que os municípios deliberem sobre o assunto.