O prefeito da Ribeirão Pires, Saulo Benevides (PMDB), tem aberto processos contra pessoas e veículos de comunicação que criticam seu governo.

São vários processos movidos por Saulo (foto: Rafael Ventura / DiárioRP).

Na última semana, o vereador petista Renato Foresto anunciou, na Câmara, que estava sendo processado por Benevides. Além de Foresto, o atual prefeito da cidade também ingressou contra um jornal local no mesmo processo.

O motivo, segundo documentos, é uma matéria com denúncias de possíveis irregularidades na venda de propriedades do município, assunto que também foi abordado pelo Diário de Ribeirão Pires. No processo, Saulo apresentou documentos que comprovam as irregularidades, mas argumentou que a matéria teria denegrido sua honra.

Outra pessoa que também virou réu na Justiça por conta do atual prefeito foi seu ex-assessor, William Ferreira da Silva Junior, conhecido como Lico. Em seu perfil no Facebook, é possível constatar o descontentamento de Lico com o governo do antigo patrão, através de críticas e charges satirizando Benevides:

“O Saulo nunca foi bom em receber críticas. Ele processa para as pessoas ficarem com medo e pararem de falar dele. Uma vez, ele mesmo me disse que fazia isso.”

– disse o ex-assessor.

Para Lico, Saulo não seria receptivo a críticas (foto: Rafael Ventura / DiárioRP).
Para Lico, Saulo não seria receptivo a críticas (foto: Rafael Ventura / DiárioRP).

No processo contra o vereador e o jornal, Benevides pede o pagamento de 30 mil reais por danos morais. Além disso pede que fiquem impedidos de fazerem novas citações sobre o prefeito. A juíza que julga o caso negou o pedido de liminar, até que o processo seja concluído.

No caso de Lico, Saulo pede o pagamento de indenização no valor de 40 mil reais, e que o internauta apague todos os compartilhamentos de sua página. O juiz que conduz o caso ordenou a remoção das postagens e fixou multa de 200 reais por dia caso o ex-assessor não acate a decisão.

Além destes processos, nossa reportagem identificou diversos outros movidos pelo prefeito nos últimos tempos, principalmente contra jornais ou jornalistas da cidade. Num deles, Saulo pede que o grupo de discussão Pensar Ribeirão Pires – página na rede social Facebook em que internautas falam sobre a cidade – seja deletado. Nesse processo, o juíz também negou o pedido do atual prefeito.

Tentamos contatos com Saulo Benevides e seu advogado em várias oportunidades, mas, até a publicação desta matéria, não fomos respondidos.