O dia 17 de maio é conhecido como o Dia mundial de Combate à Homofobia. A data foi escolhida lembrando da exclusão da homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990.
Ribeirão Pires contou com um evento especial para comemorar a data. Diversas apresentações artísticas marcaram presença no palco da Praça Central (Vila do Doce), no último sábado, dia 16.
O grupo X’pression, foi o responsável pela abertura do evento. Desde 2010, o grupo de danças urbanas vem se apresentando em diversos eventos na cidade.
Paloma Bastos foi um dos grandes destaques da noite. A cantora, que é moradora da cidade, relembrou clássicos da música popular brasileira, passando por grandes nomes, como Cazuza, Ana Carolina e outros.
Outro número que chamou a atenção foi o da Cia Stiletto, um grupo de dança bastante ousado, em que homens e mulheres dançam de salto alto. A técnica ficou mundialmente famosa em 2010, quando o grupo ucraniano KAZAKY teve a ideia de colocar todos os seus dançarinos homens dançando com saltos altos.
O encerramento ficou por conta da comédia “Miss Brasil Sou Eu! – A Comédia da Beleza”. O espetáculo apresenta um concurso de misses diferente de qualquer outro. Por conta do humor ácido e a beleza das candidatas totalmente fora dos padrões, a risada não parava durante toda a apresentação.
Algumas autoridades estiveram presentes no evento: entre elas, a vice-prefeita e secretária de Educação, Leonice Moura – que chegou a participar do espetáculo de encerramento, interpretando a jurada. Além de Moura, o vereador Edson Savietto, o Banha (PDT), e o secretário de Cultura, Cassiano Filho também marcaram presença.
Na próxima terça-feira,19, acontece uma sessão especial na Câmara Municipal para homenagear grupos, militantes e empresas que contribuem para o acolhimento da comunidade LGBT, e a redução da discriminação. Ainda na sessão, a Câmara Municipal de Ribeirão Pires tornar-se-á a primeira a firmar convênio com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, para receber denúncias de casos de homofobia. Toda a população está convidada para o evento, que se iniciará às 19h.
Veja uma parte da apresentação do Grupo Stilleto: