Por Juzz Ravasio*
O treinamento funcional é nova modalidade que surgiu nas academias em meados de 2010, e que vem ganhando cada vez mais espaço na vida de pessoas que procuram obter hábitos mais saudáveis. Ele vem sendo aprimorado por profissionais da área há muitos anos, uma vez que treinos funcionais sempre foram usados por atletas de todas as modalidades.
E o que é exatamente o treinamento funcional? É um tipo de treino mais dinâmico e atrativo do que as atividades ou treinos convencionais, voltado a aprimorar diferentes capacidades e habilidades do corpo, assim como atividades da vida diária: correr e saltar, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, agilidade, força muscular, resistência, condicionamento físico, entre outras.
Os movimentos são realizados em diversos planos e de acordo com a capacidade inicial de cada aluno, vindo a melhorar com o tempo. É possível realizar exercícios com o peso do próprio corpo, em bolas, cordas e fitas, pranchas de equilíbrio, skate, halteres, barras, elásticos, tudo que estiver ao nosso alcance para deixar o treino diversificado e divertido.
Quem pode fazer: por ser um treinamento realizado a partir da capacidade inicial do aluno, todos estão aptos à prática (crianças, jovens, adultos, idosos, hipertensos, diabéticos etc.). Mas se lembre: antes de se submeter a qualquer exercício físico, consulte um médico e informe ao professor qualquer restrição ou problema de saúde que existir, para que não venha a ser agravado com a prática.
Benefícios: o treinamento funcional incentiva o organismo a ter um gasto energético muito maior, em decorrência da complexidade dos exercícios, e isso traz grandes benefícios hormonais, emagrecimento, coordenação, condicionamento, tonificação e definição muscular, força, resistência, atenção, e além de tudo, motivação e autoestima! Treina seu corpo e sua mente!
* Educadora Física (CREF nº 065511-G/SP) especialista em Personal Training e Fisiologia do Exercício pela FEFISA. Juntou-se à equipe do Diário para trazer informações sobre saúde e condicionamento físico.