A cada mudança de estação, novas cores, volumes e tendências de roupa surgem. Para quem gosta de estar na moda, acompanhar as estações do ano é uma ótima maneira de desfilar por aí sempre com um visual lindo e moderno.
Na Moda, a divisão se faz entre Primavera/Verão e Outono/Inverno; dessa forma, temos pelo menos duas vezes por ano uma mudança nas peças de roupa. Mas se engana quem pensa que essas estações são tão distintas no quesito vestimentas.
O Outono e o Inverno são estações caracterizadas pelo tempo seco, pouca chuva e baixas temperaturas. Por isso, ambas pedem roupas mais quentes, mas isso não significa que precisem ser mais discretas ou em cores e tons mais frios.
Uma das tendências desse inverno, por exemplo, são as peças inspiradas nos anos 70, que nada têm discretas. Veremos muitas calças amplas boca de sino, golas altas, franjas e inspirações hippies. Os anos 80 também deram seu ar da graça em alguns desfiles, como nos das grifes Balmain e Loewe, com os ombros marcados, couro, leggings, cores fortes e matérias brilhantes.
Aos que gostam dos looks mais minimalistas, o inevitável “pretinho básico” estará presente também. Porém quem quiser inovar o clássico preto poderá introduzir, além do branco (combinação mais que correta), os tons de vermelho. Variações neutras, como o cinza e o bordô, também estarão presentes. Agora, o clássico marrom passou por uma repaginada, que foge da paleta tradicional e ganha cores inusitadas – desde o ameixa até tons alaranjados.
A tendência “do momento” está no unissex ou na roupa sem gênero, possibilitando uma migração do guarda roupa feminino para o guarda roupa masculino e vice-versa. Essa tendência é, na verdade, uma questão muito mais comportamental do que apenas moda, e estará presente com cada vez mais força.
Os cabelos do momento continuam sendo os long bobs, ou o chanel um pouco mais comprido. A cor mais escura é a preferida para essa estação do ano, porém, os tons mais claros também podem ser usados.
As técnicas do momento dão importância à naturalidade. Uma delas é o sombré hair, que seria uma evolução do ombré hair: nele, a cor fica mais equilibrada e com menos contraste entre raiz e ponta do cabelo.