Por Rafael Ventura.

Noticiamos, ontem, que um cliente da Center Carnes Parati II afirmou ter sido vítima de homofobia por funcionários do estabelecimento. Naquela oportunidade, ouvimos a vítima e o gerente do açougue, Marcos Ramos, quem nos recebeu e deu sua versão do acontecido (confira aqui).

Hoje, porém, a administração da rede, com medo da grande repercussão, procurou nossa redação mais uma vez, pedindo uma nova oportunidade de se explicar e responder à acusação do cliente.

Em entrevista à nossa reportagem, Patrícia Carnellos Lehm, responsável pelas lojas de Ribeirão Pires, afirmou que o funcionário que iniciou as “brincadeiras” discriminatórias foi demitido ontem, e todos os outros funcionários, advertidos.

Foto: Rafael Ventura / DiárioRP.
Foto: Rafael Ventura / DiárioRP.

Confirmou, também, que uma reunião será feita com eles, para que sejam treinados sobre como se portar futuramente:

“No currículo, nós não podemos ver o caráter das pessoas. Aquele funcionário estava aqui há apenas uma semana mais ou menos. Tudo o que eu posso fazer é pedir desculpas e garantir que isso não vai mais acontecer. Não somos nada sem nossos clientes.”.

Questionada se o comércio entrará em contato com a vítima, a administradora limitou-se a dizer que o advogado do açougue é quem cuidará desse caso daqui para frente, embora não tenha informado qual postura será adotada nem quem é o advogado responsável pelo caso. Também não quis informar o nome do funcionário que teria praticado as ofensas homofóbicas.

 

Conscientização

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Orgulho Gay. Para divulgar a data e estimular a reflexão sobre o combate à homofobia, organizações humanitárias e de apoio aos homossexuais farão uma programação exclusiva nas rádios.

A ideia é que emissoras de todo o país toquem playlists de artistas gays e simpatizantes em vários horários. Diversas rádios aderiram ao movimento, entre elas, a Rede Transamérica de Comunicação. A ação vem sendo divulgada por várias celebridades, como a cantora Sandy Leah. As playlists foram criadas pela revista Billboard.