Coletores de lixo entram em greve em todo o estado

Por Rafael Ventura.

Os coletores de lixo decretaram, a partir de hoje, greve em todo o estado de São Paulo. A paralisação é por conta de reivindicação de ajuste salarial.

Segundo a FEMACO (Federação dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação Ambiental, Urbana e Áreas Verdes do Estado de São Paulo), o reajuste proposto em reunião ocorrida, no último dia 12, com a SELUR (Sindicato das Empresas Urbanas do Estado de São Paulo), algo em torno de 6,5%, é inadmissível:

“Em tempos em que a inflação esbarra os 8%, é inaceitável que aceitemos um reajuste pitoresco de 6,5%. Isso é uma vergonha, uma verdadeira piada. Vamos lutar pelos trabalhadores da limpeza urbana e brigar pelo reajuste que garanta um  salário digno para a categoria.”

– afirmou Roberto Santiago, presidente da FEMACO.

A greve afeta mais de 130 cidades em todo o estado, incluindo o Grande ABC. A paralisação, porém, não deverá atingir a Capital e Campinas, pois a data base da categoria nessas cidades é em setembro, diferente das outras que é em março.

Em Ribeirão Pires, a Prefeitura anunciou, através de nota, que, em caráter emergencial, fará o recolhimento com veículos próprios, para evitar o acumulo de lixos pela cidade. Informou também que se trata apenas de reivindicação sindical, pois se mantém em dia com os pagamentos às empresas.