Por Rafael Ventura.

No domingo passado,15, comemoramos o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Para celebrar esta data, o Diário de Ribeirão Pires traz uma programação especial a seus leitores.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens.

Ao longo da semana, haverá uma série de publicações sobre direitos do consumidor. A ideia é conhecer a realidade de consumo na região e instruir os consumidores. Quem não consome alguma coisa, não é mesmo?

Estão previstas, para os próximos dias, muitas novidades: começaremos conhecendo o funcionamento do PROCON de Ribeirão Pires. Na sequência, como anda o comércio na região.

Outra novidade é o lançamento de uma ferramenta que vai coletar a sua opinião sobre os serviços prestados na cidade. Quedas de energia? Telefone chiando? Não gostou do atendimento que recebeu numa loja ou numa repartição pública? O Diário quer saber a sua opinião, quer saber se está satisfeito(a).

A programação termina com uma matéria sobre a Internet banda larga na cidade. Será feita uma bateria de testes com os principais serviços, para identificar a qualidade e a velocidade da conexão. Divulgaremos os detalhes em breve. Por enquanto, ficam as perguntas: qual seu provedor? Onde mora? A velocidade está boa? Mande um e-mail ou escreva no Facebook do Diário.

 

Origem da comemoração

A comemoração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor tem sua origem num fato histórico: no dia 15 de março de 1962, o então presidente dos Estados Unidos – John F. Kennedy – sustentou, em mensagem enviada ao Congresso, a defesa de quatro direitos básicos do consumidor: 1) direito à segurança; 2) direito à informação; 3) direito de escolha; e 4) direito de ser ouvido.

Mais tarde, em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) instituía o dia 15 de março como o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

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