Por Rafael Ventura.
Praça está repleta de mato (foto: Rafael Ventura/DiárioRP).

Um grupo de jovens moradores do Jardim Alvorada, região central da cidade, reclama do estado em que se encontra uma das praças do bairro.

Localizada entre as ruas Rio Grande da Serra e Bélgica, a pequena pracinha é utilizada pelos jovens para a prática do slackline – um esporte criado nos anos 80, em que os esportistas fazem diversas manobras em cima de uma fita elástica.

Os jovens queixam-se que a praça vem sendo utilizada como banheiro público de cachorros de rua, além de estar infestada de carrapatos. Segundo Murilo Diogo, a (falta de) vontade política é o que deixou o ambiente assim:

“Aqui, sempre foi bem cuidado, até porque tinha o João Lessa como vereador do bairro, mas, nessa gestão, começou a ficar largada.”.

Para um outro jovem frequentador da praça, que preferiu ter sua identidade preservada, os policiais que passam pelo bairro acham que eles são de má índole:

“Sempre que passa policial, eles ficam encarando a gente, como se estivéssemos fazendo alguma coisa errada. Uma vez um guardinha [GCM] até disse que ia quebrar as minhas pernas.”

– denuncia o rapaz.

Questionados por nossa reportagem, os rapazes afirmam já ter entrado em contato por e-mail com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a Secretaria de Infraestrutura, e a Secretaria de Meio Ambiente; mas contaram que nunca foram respondidos por nenhuma delas.

A Prefeitura de Ribeirão Pires informou-nos que a Secretaria de Infraestrutura já foi notificada, e a limpeza deverá ocorrer entre os dias 23 e 31 desse mês.

Esporte de equilíbrio

Equilíbrio é essencial para a prática do esporte (foto: Rafael Ventura/DiárioRP).

O slackline foi criado por frequentadores dos campos de escalada do Vale de Yosemite, nos EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e, nos tempos vagos, esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para equilibrar-se e caminhar.

Em 2010, o esporte virou febre nas praias do Rio de Janeiro. Hoje em dia, a popularidade do esporte é nacional: é possível ver pessoas de todas as idades praticando-o em diversos locais do país.

O atual campeão mundial de slackline é Carlos Neto, um carioca. Sua visibilidade foi tão grande, que, em 2013, o atleta foi convidado pela cantora Madonna para acompanhá-la em sua turnê mundial, que conta com um número acrobático envolvendo o esporte.

*Diário nos Bairros é um espaço aberto para que os munícipes participem enviando suas denúncias e reclamações. Entre em contato conosco e conte o que há de errado aí perto de onde você mora ou trabalha. Escreva para nós clicando aqui.